ORÇAMENTO E FINANÇAS

Cleiton Xavier chefiará comissão em 2023 e José Ferreira será vice-presidente

Com decisão por desmembramento da presidência no biênio, José Ferreira será presidente em 2024 e Loíde Gonçalves estará na vice

segunda-feira, 6 Fevereiro, 2023 - 12:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Comissão de Orçamento e Finanças Públicas escolheu na manhã desta segunda-feira (6/2), por meio de votação, os parlamentares que ocuparão os postos de presidente e vice do colegiado no biênio 2023/2024. Com a eleição, ficou acertado o desmembramento da gestão, tendo o vereador Cleiton Xavier (PMN) à frente e José Ferreira (PP) como vice em 2023; já em 2024, o parlamentar do Partido Progressista (PP) assume a presidência e a vereadora Loíde Gonçalves (Pode) ocupa o posto de vice. Por meio de votação, também foi decidido que as reuniões do colegiado ocorrerão às quartas-feiras, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. 

A Comissão de Orçamento e Finanças Públicas é um colegiado permanente que reflete, debate e trabalha assuntos importantes para a cidade, dentre eles o planejamento financeiro do governo municipal meio do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o acompanhamento da execução do que foi planejado; os orçamentos anuais do Município e suas alterações; a aplicação dos recursos públicos e a dívida pública; as contas do prefeito e as contas da Mesa da Câmara; a atuação do poder público na atividade econômica; as normas sobre os impostos e as finanças municipais; e a compatibilidade dos projetos de lei e de outras proposições com o planejamento e as normas orçamentárias do Município.

Após a eleição, os parlamentares presentes cumprimentaram os eleitos, e tanto Cleiton Xavier como José Ferreira agradeceram os votos dos colegas. "Vamos juntos fazer um trabalho que contribua para a cidade", afirmou José Ferreira.

Além de Cleiton Xavier e José Ferreira (PP), integram a comissão como titulares Juninho Los Hermanos (Avante) e as vereadoras Loíde Gonçalves (Pode) e Marilda Portela (Cidadania). Como membros suplentes estão também no colegiado Jorge Santos (Republicanos), Professora Marli (PP), Álvaro Damião (União), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Gilson Guimarães (Rede).

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Orçamento e Finanças Públicas