SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão cobra dose de reforço contra a covid em adultos e vacinação de crianças

Aplicação da 2ª dose de reforço para faixa etária inferior a 40 anos estaria estacionada e menores de 3 não teriam iniciado esquema vacinal

quarta-feira, 19 Outubro, 2022 - 15:15

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Pedido de informação aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quarta-feira (19/10), questiona a Secretaria Municipal de Saúde por que razão Belo Horizonte ainda não está aplicando a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em adultos com idade abaixo de 40 anos. Autora do requerimento, Iza Lourença (Psol) também pergunta sobre a previsão da ampliação de vacinação contra o coronavírus para menores de três anos. A imunização contra a covid-19 também é tema de outro pedido de informação aprovado na reunião; Braulio Lara (Novo) quer apurar a falta de vacinas no Centros de Saúde Havaí e Palmeiras, na Região Oeste. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 
 
De acordo com Iza Lourença, a aplicação de vacinas para a imunização contra a covid-19 estaria estacionada na faixa etária dos 40 anos em BH, enquanto já foi aplicada em pessoas de idade inferior em outros municípios. A vereadora indaga a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, se há previsão de ampliação de público-alvo para a aplicação da segunda dose de reforço, quantas vacinas estão disponíveis para aplicação na população adulta e quais medidas estão sendo tomadas para manter a imunização da população. Ela também inquire se estão sendo feitas campanhas para vacinação dos adolescentes e crianças com as doses necessárias e qual a previsão da ampliação de vacinação para menores de três anos. A parlamentar conclui solicitando o calendário de vacinação e outras informações que fundamentam decisões relativas à ampliação ou não do público-alvo da vacinação contra o coronavírus. 
 
Já Braulio Lara questiona a secretária sobre a reposição de vacinas contra o coronavírus nos Centros de Saúde Havaí (Rua Paulo Diniz Carneiro, nº 742, Bairro Estrela Dalva) e Palmeiras (Avenida Dom João VI, nº 1.821, Bairro Palmeiras). Segundo o vereador, moradores dos Bairros Buritis, Estoril, Estrela Dalva, Palmeiras e Havaí contam que nos centros de saúde mencionados faltam vacinas contra a covid-19. Diante disso, ele pergunta se existe um planejamento para regularizar a distribuição das vacinas nas unidades, cronograma e ações previstas para a solução do problema. 
 
Estiveram presentes os seguintes membros da comissão: os efetivos José Ferreira (PP), Cláudio do Mundo Novo (PSD) e Bim da Ambulância (Avante), e o suplente Helinho da Farmácia (PSD).

Assista à reunião na íntegra.
 
Superintendência de Comunicação Institucional