AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, convocação de aprovados em concurso para a Guarda Municipal

Concurso de 2019 ofereceu 500 vagas na Guarda Civil Municipal. Possibilidade de ampliação deste número será discutida

sexta-feira, 22 Julho, 2022 - 18:00
Emblema da Guarda Municipal no uniforme

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

A pedido de Wanderley Porto (Patri), a Comissão de Administração Pública vai realizar uma audiência pública na próxima quarta-feira (27/7), às 13h30min, no Plenário Amynthas de Barros, para debater o avanço da convocação dos candidatos aprovados em concurso público do ano de 2019, para o curso de formação de guardas municipais de Belo Horizonte. O evento será transmitido ao vivo pelo portal da CMBH e os cidadãos poderão participar enviando perguntas e sugestões por meio de formulário eletrônico

Publicado em 2019, o Edital 1/2019 do concurso para provimento de guardas civis municipais de Belo Horizonte ofereceu inicialmente 500 vagas. Para a segunda etapa do concurso (prova de títulos) foram convocados quatro mil candidatos aprovados na primeira etapa (prova objetiva).  

O prazo de validade do certame foi suspenso em agosto de 2020, e, em dezembro de 2021, o secretário municipal de Segurança e Prevenção anunciou a retomada, a partir de 1º de janeiro de 2022, do prazo de validade do Edital 01/2019, que passou a ser 10/03/2024.

No dia 18 de julho, o prefeito Fuad Noman anunciou a assinatura dos atos de nomeação de 184 guardas municipais. No dia seguinte, em 19 de julho, foi publicada no Diário Oficial do Município, além da nomeação, a convocação para a realização de exames toxicológicos por mais candidatos aprovados no concurso para a Guarda Civil Municipal.

Wanderley Porto afirmou que a audiência será a oportunidade de a Prefeitura prestar informações sobre o concurso realizado, inclusive sobre a expectativa de ampliação no número de vagas.

Foram convidados para participar do debate representantes das secretarias municipais de Governo, de Fazenda, de Segurança e Prevenção, além do subsecretário e Comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates, entre outros.

Guarda Municipal

Criada em 2003, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte possui o papel de manter a ordem pública na capital, agindo na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal, exercendo policiamento comunitário preventivo junto às forças de segurança estaduais (Polícias Civil e Militar). De acordo com o portal da transparência do município, a Guarda Municipal de BH possui um efetivo de 2.057 agentes.

Superintendência de Comunicação Institucional