SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão questiona PBH sobre fim do atendimento pediátrico no Hospital São Lucas

Cronograma de vacinação contra coronavírus para maiores de 30 anos também é tema de pedido de informação

quarta-feira, 27 Julho, 2022 - 16:30
Dois veradores em reunião, ao fundo, dois assessores da Câmara.

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O anúncio do encerramento do atendimento pediátrico no Hospital São Lucas é tema de pedido de informação aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta quarta-feira (27/7). Solicitado por Gabriel (sem partido), o pedido é endereçado ao Gabinete do Prefeito de Belo Horizonte e à Secretaria Municipal de Saúde. Também foi aprovado pedido de infomação, de autoria de Bruno Miranda (PDT), sobre a convocação para vacinação contra a Covid-19. Foi aprovada, ainda, solicitação de dados sobre o Centro de Saúde Pilar/Olhos D’Água. Requerido por Nikolas Ferreira (PL), o pedido é endereçado ao Prefeito Fuad Noman e à Secretária Municipal de Saúde. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 

Atendimento pediátrico e coronavírus

No pedido de informação sobre o encerramento do atendimento pediátrico no Hospital São Lucas, Gabriel disse que, no dia 19 de julho, o fato foi noticiado pela imprensa. O encerramento estaria relacionado à necessidade de se reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do hospital. A medida faz parte de uma "reestruturação interna" e deve ser concluída nos próximos 90 dias. 

O parlamentar afirmou que o hospital é administrado pelo grupo Santa Casa BH e atende pacientes do SUS e da rede particular. Considerando que o Município enfrenta problemas com relação à falta de médicos pediatras nas unidades de saúde, Gabriel pergunta qual a média mensal de atendimentos pediátricos pela rede SUS no hospital; qual o impacto do encerramento dos atendimentos mencionados para o Município; e qual o planejamento da Prefeitura para o remanejamento dos atendimentos pediátricos prestados pela unidade hospitalar. Ele também solicita as ações tomadas pela PBH para suprir a falta de médicos pediatras na rede SUS, em especial após o encerramento das atividades no Hospital São Lucas. O vereador esclarece que o pedido de informação tem o objetivo de esclarecer a população sobre as ações realizadas pelo Executivo e de reforçar o papel fiscalizador do Legislativo. 

Também foi aprovado pedido de informação, de autoria de Bruno Miranda (PDT), sobre a convocação para vacinação contra a Covid-19. Endereçado à secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, o requerimento questiona quando serão retomadas a quarta dose de vacinação direcionada a pessoas acima de 30 anos e se há um cronograma vacinal para todas as idades, solicitando o envio do mesmo caso a resposta seja positiva. 

Centro de Saúde Pilar/Olhos D’Água

O Centro de Saúde Pilar/Olhos D’Água, situado na Rua São Pedro da Aldeia, 55, Bairro Pilar, é tema de outro pedido de informação aprovado na reunião. Requerida por Nikolas Ferreira (PL), a solicitação é endereçada ao Prefeito Fuad Noman e à Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro. O parlamentar explica que o pedido se baseia em visita técnica feita ao referido centro de saúde no dia 5 de julho deste ano em que foi constatada a necessidade de melhoria da infraestrutura do local. 

O vereador requer o quadro de profissionais do centro de saúde com especificação do nome completo, cargo, carga horária trabalhada, remuneração e datas e horáriosde atendimento. Ele também solicita a relação dos médicos especialistas que atendem no local, com especificação de nome completo, especialidade, número de atendimentos mensais pagos e datas e horários de atendimento. Nikolas Ferreira pergunta se existe previsão de ampliação do número de médicos da família e de terapeutas ocupacionais para o centro de saúde. Ele também apresenta questionamentos sobre o local em que o centro de saúde está instalado, qual o tipo de contrato existente, quem é o responsável pela manutenção da estrutura do local e se existe previsão de obra para ampliação do imóvel, pois os consultórios são inadequados. O vereador pede, ainda, a planta do imóvel citado. 

Cláudio do Mundo Novo elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. O parlamentar participou de uma reunião com a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, e com o consultor técnico especializado da Secretaria Municipal de Governo, Silvinho Resende, e afirmou ter sido muito bem acolhido por ela e sua equipe. “Quero parabenizar o trabalho que ela vem desenvolvendo na Secretaria Municipal de Saúde e me colocar à disposição na Comissão de Saúde para ajudá-la e ao prefeito Fuad Noman nessa gestão”, afirmou. 

Estiveram presentes os seguintes membros da comissão: os efetivos Dr. Célio Frois (PSC) e Cláudio do Mundo Novo (PSD), Léo (União) e o suplente Wilsinho da Tabu (PP).

Superintendência de Comunicação Institucional

25ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento