Condições de atendimento em centros de saúde serão verificadas
Vereadores também vão averiguar denúncias de que obras de saneamento teriam causado danos em casas do Bairro Novo das Indústrias
Foto_Amira Hissa_PBH
Sete unidades básicas de saúde serão vistoriadas do dia 27 a 30 deste mês pela Comissão de Saúde e Saneamento, que pretende averiguar questões relativas às condições de funcionamento, ao corpo técnico, à estrutura física, aos equipamentos e insumos. Nesta mesma semana, o colegiado também vai verificar, a pedido de Irlan Melo (Patri), a situação da Avenida Joaquim de Oliveira, no Beco 9, Bairro Novo das Indústrias, com a finalidade de denunciar e fiscalizar danos em domicílios, os quais seriam oriundos de obra de saneamento no Córrego do Bom Sucesso.
Centros de Saúde
Na segunda-feira (27/6), a pedido de José Ferreira (PP), serão feitas quatro visitas. Presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, José Ferreira afirmou que tem como missão estreitar os laços da CMBH com a população. “Começamos pela Regional Noroeste e vamos gradativamente visitando outras regionais, sempre apresentando propostas para melhorias e mudanças, tanto para beneficiar a comunidade como os profissionais”, destacou.
Os trabalhos começam às 8h30, no Centro de Saúde Trevo (Rua José Simplício Moreira, 1.144, Trevo) e, logo após, às 9h30, a comissão segue para o anexo Dandara, da unidade Trevo (Avenida Dandara, 7), no mesmo bairro. Às 10h30, será a vez de visitar o Centro de Saúde Santa Amélia (Rua Engenheiro Pedro Bax, 220, Bairro Santa Amélia) e, fechando as atividades da segunda-feira, às 12h15, o Centro de Saúde São Francisco (Rua Vianna do Castelo, 485, Bairro São Francisco). A secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, e a coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca foram convidadas para acompanhar as visitas.
A comissão também vai atender aos pedidos de Rubão (PP) para visitar o Centro de Saúde Mariano de Abreu (Rua Barreiro, 1007, Casa Branca), na terça-feira (28/6), às 9h30, e o Centro de Saúde Goiânia (Rua Pomba, 677, Bairro Goiânia), na quinta-feira (30/6), às 9h30. O objetivo, segundo informou o parlamentar, é verificar as condições físicas e de atendimento das unidades.
Já na quarta-feira (29/6), às 10h, a comissão visita, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP), o Centro de Saúde Jardim Guanabara (Rua Fanny Martins de Barros, 70, Jardim Guanabara). Na ocasião, o colegiado irá averiguar a qualidade do atendimento e das instalações para os usuários, bem como a materialidade da unidade e as condições de trabalho dos servidores. Além da secretária de Saúde, foram convidados para acompanhar os trabalhos o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes; o diretor regional de Saúde Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira; e a gerente do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Sarah Christina Rodrigues Meira Reis.
Córrego Bom Sucesso
A comissão também deu aval para realização de visita técnica na Avenida Joaquim de Oliveira, Beco 9, Bairro Novo das Indústrias, na terça-feira (28/6), às 15h30. O ponto de encontro será no número 355 da referida avenida. Segundo Irlan Melo há diversas reclamações dos munícipes sobre as consequências da obra de saneamento do Córrego Bom Sucesso e da construção do túnel que passa abaixo da Via do Minério. O objetivo da visita é fiscalizar a obra e denunciar a existência de residências que sofreram danos, como trincas e rachaduras, o que resultou em abandono do local de moradia nos casos mais graves, nos quais há riscos de desabamento.
Foram convidados os secretários municipais de Governo, Josué Valadão; e de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira; o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho; os diretores-presidente da Urbel e da Copasa, Claudius Vinicius Leite e Carlos Eduardo Tavares de Castro, respectivamente; além do consultor técnico especializado da Secretaria Municipal de Governo, Silvio Rezende.
Superintendência de Comunicação Institucional