VISITAS TÉCNICAS

Problemas viários em oito bairros de BH serão averiguados na próxima semana

Possibilidade de melhorias serão verificadas nas Regiões Norte, Nordeste, Pampulha, Centro-Sul, Leste e Barreiro

sexta-feira, 20 Maio, 2022 - 17:00

Foto: Reprodução Google

Sinalização vertical ou horizontal e segurança de trânsito, implantação de faixa de pedestre, redutores de velocidades e melhorias em ruas, ciclovias e escadarias são alguns dos itens em pauta em oito visitas técnicas previstas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário para serem realizadas entre os dias 23 e 27 de maio. Serão feitas vistorias em vias dos Bairros Floramar, Havaí, Castelo, Boa Vista, Conjunto Águas Claras e Mangueiras e duas na Região do Barreiro, onde serão visitados os Bairros Santa Cecília e Milionários. Secretarias Municipais de Governo, de Esportes e Lazer, BHTrans, Administrações Regionais, Superintendências de Limpeza Urbana (SLU) e de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) foram algumas das entidades convidadas para acompanhar os trabalhos da comissão. 

Norte, Nordeste e Pampulha

Na segunda-feira (23/5), às 14h, a comissão realiza visita técnica na Rua Professora Gabriela Varela, em frente ao número 275, no Bairro Floramar, Região Norte. Solicitada por Fernando Luiz (PSD), a visita tem a finalidade de verificar a sinalização horizontal, bem como a possibilidade de implantação de faixa de pedestre elevada. Fernando Luiz explica que, conforme relato dos moradores locais, em frente ao endereço mencionado existe um ponto de ônibus que tem travessia de pedestres dificultada em razão da falta de sinalização horizontal além do elevado fluxo de veículos. Ainda segundo o vereador, alguns pais de alunos que frequentam escola especializada para pessoas com deficiência, que fica próxima ao local, têm dificuldade para atravessar a via com as crianças que fazem uso do transporte coletivo e utilizam cadeira de rodas ou apresentam mobilidade reduzida. Foi convidado o diretor presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Diogo Prosdocimi. 

As condições da Rua José de Araújo Fernandes, na confluência com Rua Maria Camargo Diniz, no Bairro Havaí, Região Nordeste, são tema da visita solicitada por Wilsinho da Tabu (PP) e agendada para terça-feira (24/5), às 11h. O vereador explica que no referido local ocorrem acidentes constantes e desrespeito à sinalização, e há necessidade de instalação de lombada ou outro artefato para redução da velocidade dos veículos. Foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Nordeste, Marcelo Pereira, e o diretor presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi. 

Na quarta-feira (25/5), às 17h, está prevista visita técnica para verificar a segurança no trânsito nas imediações da Escola Centro de Ensino do Castelo (CEC), que fica na Avenida Miguel Perrela, 309, Bairro Castelo, na Pampulha. Solicitada por Braulio Lara (Novo), a visita  tem o objetivo de avaliar a implantação de medidas de segurança para o tráfego de veículos e travessia de pedestres no endereço, que se situa em área comercial, com fluxo intenso de veículos, em especial nos horários de entrada e saída dos alunos.

A demanda foi sugerida pela população que frequenta o local, uma vez que os redutores de velocidade existentes não são eficazes e os veículos continuam passando em velocidade incompatível com a área escolar, colocando em risco as crianças e as demais pessoas que transitam na via. Será avaliada a possibilidade de instalação de sinalização horizontal e vertical, quebra-molas, duas faixas elevadas de pedestres e mais redutores de velocidade em frente à escola. Foram convidados o secretário municipal de Governo, Josué Valadão, e um representante da BHTrans. 

Quinta-feira terá três visitas

Na quinta-feira (26/5), a comissão realiza três visitas técnicas. A primeira acontece às 9h, na Rua Deolinda Cândida (foto acima), com Rua Antônio Soares, no Bairro Boa Vista, Região Leste da capital mineira. Solicitada por Rubão (PP), a vistoria tem o objetivo de verificar a viabilidade de tornar a rua uma via de mão única. O vereador disse que o trecho é de um quarteirão, e na outra extremidade há uma curva íngreme, o que vem ocasionando acidentes no local. Os convidados são o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão, e o Consultor Técnico Especializado, Silvio Rezende. 

A segunda visita tem a finalidade de verificar assuntos de interesse da comunidade, como a possível vistoria do tráfego e trânsito locais, construção de parque linear, unidades de recebimento de pequenos volumes e arborização no bairro Conjunto Águas Claras, Regional Barreiro. De autoria de Wesley (PP), o encontro irá ocorrer às 10h, na praça do Bairro Conjunto Águas Claras, localizada na Rua Alameda 3 com Rua Eliana Silva. Wesley explica que a comunidade reivindica a intervenção da PBH para os assuntos citados, visando a melhoria e desenvolvimento do planejamento urbano no local. 

Wesley convidou os secretários municipais de Governo, Josué Valadão; de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; de Esportes e Lazer, Adriana Branco; e de Política Urbana, João Antônio Fleury; além da coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane Monteiro; do superintendente da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Genedempsey Bicalho; e do morador local, Daniel Rômulo. 

Às 11h está agendada a terceira visita do dia que será na ciclovia localizada na Avenida Bandeirantes, entre os números 384 e 1808, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul. O requerente da visita, Jorge Santos (Republicanos), explica que ela se justifica diante de solicitação de usuários que informaram sobre as más condições de conservação do local. Foram convidados o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho; o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira; o diretor presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e o coordenador de Atendimento da Regional Centro-Sul, Álvaro Goulart. 

Barreiro

A intensa agenda da Comissão de Sistema Viário será concluída na sexta-feira (26/6), com duas visitas na Região do Barreiro solicitadas por Professor Juliano Lopes (Agir). Às 10h ocorre visita à Rua dos Independentes, 229, Bairro Santa Cecília. A visita tem o objetivo de averiguar a possibilidade de instalação de corrimão e de reforma da escadaria localizada no local. O vereador explica que a estrutura está muito danificada em decorrência das chuvas e os moradores solicitam a instalação de corrimão, pois muitos idosos utilizam a escada e correm risco de queda sem o suporte para sua segurança. 

Os convidados são o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira; a coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane Monteiro; o diretor presidente da  Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite; e a gerente Regional de Manutenção Barreiro, Bruna Ferrari. 

Avaliar a instalação de redutores de velocidade na Rua dos Americanos, esquina com a Rua Cometas Bairro Milionários. Este é o objetivo da visita técnica agendada para 11h. Professor Juliano disse que a via tem velocidade máxima de 30 km/h, mas a maioria dos condutores não obedece a sinalização o que acaba promovendo acidentes constantes. Foram convidados o secretário municipal de Governo, Josué Valadão, e a coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane de Souza Monteiro. 

Superintendente de Comunicação Institucional