CÂMARA ITINERANTE

Comunidade do Bom Jesus será ouvida sobre situação de centro de saúde

Reunião aberta à população ocorre na terça-feira (26/4), às 19h, na E.E. Tomás Brandão. Evento integra ações do Câmara Itinerante

quarta-feira, 20 Abril, 2022 - 10:00

Reprodução Google

Com o objetivo de ouvir a comunidade e possibilitar maior participação da população de Belo Horizonte, a Câmara Municipal realiza na próxima terça-feira (26/4), às 19h, reunião externa para debater a situação de atendimento do Centro de Saúde Bom Jesus. De autoria da vereadora Macaé Evaristo (PT), a atividade faz parte do Programa Câmara Itinerante e será realizada na Escola Estadual Tomás Brandão, localizada na Praça Bom Jesus, 134, Bairro Bom Jesus. Segundo Macaé, a ideia é apurar demanda da população local no sentido reduzir problemas gerados pela reorganização de áreas de abrangência dos centros de saúde da região. Mudanças relativas ao local de atendimento estariam gerando dificuldades para os moradores e interferindo diretamente na condição de saúde das pessoas.

Em novembro do ano passado, a vereadora enviou à Prefeitura um pedido de informação questionando problemas levantados sobre o centro de saúde. Macaé quis saber se houve diálogo com a comunidade para tratar sobre a retirada de uma equipe, quais as medidas tomadas para preservar o atendimento e se foi levado em conta o maior deslocamento da população atendida. Segundo a parlamentar, houve denúncia da Associação Comunitária Bom Jesus de transferência do atendimento de várias pessoas, sem aviso prévio, para unidade localizada na Pedreira Prado Lopes.

Somente em 28 de janeiro de 2022 a Secretaria Municipal de Saúde respondeu à vereadora, afirmando que todo o processo foi feito com o objetivo de trazer “melhoria dos serviços ofertados à população e a ampliação do acesso aos usuários” e que foi feito estudo para efetivar a alteração. A secretaria afirmou também que “as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e Diretorias Regionais de Saúde estão envolvidas em estudos de cada território para avaliar as necessidades e melhores soluções de acesso e assistência, considerando as especificidades de cada população.”

Foram convidados para participar do debate Viviane Roberta dos Santos, liderança comunitária do Bairro Bom Jesus; Angélica de Fátima dos Santos, moradora do bairro e integrante de equipe de saúde da região; além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão do Centro de Saúde Bom Jesus e do Ministério Público.

Itinerante e mais próxima

O programa Câmara Itinerante foi criado em 2013. Por meio dele, são realizados eventos nas comunidades, fora da sede do Legislativo Municipal, com o intuito de aproximar os moradores da cidade dos vereadores. Desde que foi implantada, a iniciativa já possibilitou a participação de centenas de pessoas nos debates e discussões acerca de demandas populares de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional