VISITA TÉCNICA

Centro de Esterilização da Região Leste será vistoriado na terça (3/5)

Falta de pessoal, demora no atendimento telefônico e dificuldades no cadastro virtual prejudicam a agilidade do serviço prestado

sexta-feira, 29 Abril, 2022 - 11:30
Parte interna do Centro de Esterilização de Cães e Gatos do Bairro Eplanada, com fachada amareça com a ilustração de um cão à esquerda e escada cinza com corrimão branco à direita.

Foto Divulgação PBH

A qualidade do atendimento prestado pelo Centro de Esterilização de Cães e Gatos, localizado na Rua Antônio Olinto, 969, Bairro Esplanada, na Região Leste da capital, será vistoriada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na terça-feira (3/5), às 9h, por solicitação de Marcos Crispim (PP). Durante a visita técnica, serão avaliados estrutura, tempo de espera e capacidade de atendimento, tendo esses dois últimos pontos sido motivação para diversas reclamações de tutores acerca do Centro de Esterilização Leste.

Crispim afirma ter recebido muitas críticas relativas ao acesso ao serviço de castração, que, de acordo com tutores de cães e gatos, seria difícil e inadequado. Conforme relatos, interessados no serviço ligam para o telefone disponibilizado pela instituição, mas têm dificuldade para serem atendidos e, quando conseguem atendimento, são orientados a fazerem um cadastro no site da Prefeitura, o qual vem sendo apontado como complexo, e moroso, tornando-se mais um obstáculo para o acesso ao serviço. Os cidadãos também afirmam que a demanda na região é grande e, portanto, faz-se necessária a contratação de mais profissionais para a ampliação do número de cirurgias. “É importante destacar que o procedimento de castração é totalmente gratuito e importante para o controle da reprodução de animais”, afirma Marcos Crispim ao apresentar a relevância da vistoria e da ampliação dos serviços prestados pelo Centro de Esterilização Leste.

Estão convidados para participar da visita técnica o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto, o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, e a responsável pelo Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste, Aline Bezerra Virgílio Nunes.

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos da Região Leste já recebeu visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento no dia 19 de fevereiro do ano passado. Na época, Wanderley Porto (Patri), autor do requerimento, também afirmou que o local seria visitado “pela existência de diversas reclamações pela demora de agendamento”.

Centros de Esterilização

Os Centros de Esterilização da Prefeitura realizam a castração gratuita de cães e gatos que têm dono - os animais que não possuem tutores são de responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em relação ao Centro de Esterilização de Cães e Gatos da Região Leste, as cirurgias devem ser agendadas preferencialmente pela internet ou, ainda, por meio do telefone 3277-9052, de segunda a sexta, de 8h às 17h. O equipamento tem capacidade de realizar dezenas de cirurgias por dia, havendo a possibilidade, segundo a PBH, de agendamento de castrações de 10 animais por CPF, sendo, no máximo, três marcações semanais por tutor. Em situações específicas, em que é necessário ultrapassar o limite, deve-se entrar em contato com a Gerência de Esterilização de Animais para avaliação.

O procedimento de castração é gratuito e classificado como cirurgia eletiva, ou seja, agendada. Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo quatro meses de idade e no máximo oito anos. A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com 12 horas de antecedência, incluindo jejum hídrico e alimentar, indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral.

A unidade trouxe um aumento de 880 agendamentos mensais em Belo Horizonte. Com a abertura do centro, a capital mineira passou a ter cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos, os demais localizados nas Regionais Barreiro, Norte, Oeste e Noroeste. Atualmente são realizadas cerca de 25 mil cirurgias anuais. A Prefeitura também disponibiliza uma unidade móvel de castração que atua em projetos especiais.

Superintendência de Comunicação Institucional