VISITA TÉCNICA

Obras de revitalização de ciclovia na orla da Lagoa da Pampulha serão fiscalizadas

A vistoria é nesta quarta (9/3), às 14h. Iniciadas há sete meses, intervenções tinham previsão de conclusão em março 

terça-feira, 8 Março, 2022 - 14:30
Comissão fiscalizará obras de revitalização de ciclovia no entorno da Lagoa da Pampulha

Foto: Google Maps

Desde agosto do ano passado, a ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha vem passando por obras de revitalização, com previsão de conclusão neste mês. Para avaliar o cumprimento do cronograma, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza visita técnica ao local, nesta quarta-feira (9/3), às 14h. Além da remoção de blocos de concreto que separam a faixa de bicicletas da pista de veículos automotores, as intervenções incluem a elevação da ciclovia para o nível da calçada no trecho de 7,1 km entre a Rua Garopas, no Bairro Jardim Atlântico e o Clube Belo Horizonte, no Bairro Bandeirantes; alargamento da faixa para 2,5 metros, compatível com pistas bidirecionais; separação física da área de caminhada por jardins; e adequações geométricas. O ponto de encontro da visita será na barragem da lagoa. 

De acordo com Jorge Santos (Republicanos), que solicitou a visita, a retirada dos bloquetes começou em junho de 2021. Esta era a principal demanda dos ciclistas, que apontavam o espaço estreito e as condições deficitárias de conservação da pista como fatores causadores de colisões e acidentes. O vereador vem acompanhando o andamento do projeto e afirma que a revitalização da Lagoa da Pampulha e seu entorno é uma luta que perdura há mais de vinte anos.

Foram convidados para visita o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Souza; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; a presidente em exercício da BHTrans, Maria Caldas; e a coordenadora de Atendimento da Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca.

Superintendência de Comunicação Institucional