SAÚDE E SANEAMENTO

Centros de Especialidades Odontológicas devem receber visita da comissão

Vistorias em praças de alimentação vão continuar. Dados sobre transporte sanitário e de urgência serão solicitados

quarta-feira, 9 Março, 2022 - 16:30

Foto: PBH/Flickr

Com o objetivo de apurar reclamações de usuários sobre precariedade no atendimento, envolvendo falta de profissionais, de equipamentos modernos e de condições sanitárias adequadas, a Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar visitas técnicas a quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Prefeitura BH, conforme deliberado em reunião nesta quarta (9/3). A verificação do cumprimento de protocolos de prevenção à covid-19 em outros quatro shopping centers da cidade (Diamond Mall, Del Rey, BH e Pátio Savassi) também foi aprovada. No encontro, a comissão decidiu ainda enviar pedido de informação à PBH para saber o tamanho da frota, a disponibilidade por regional e a qualidade do transporte sanitário e de urgência e emergência no município. Confira aqui o resultado final da reunião.

Precariedade no atendimento 

As quatro visitas técnicas que devem ser realizadas às unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura foram solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP). As agendas, que estão previstas para ocorrer entre os meses de março e junho próximo, têm o objetivo de apurar reclamações de usuários sobre a precariedade no atendimento; a ausência de servidores e questões ligadas a modernização de equipamentos e condições sanitárias para o trabalho dos servidores. Para participar das vistorias, além do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, estão sendo convidados representantes de usuários das unidades. De acordo com o cronograma as visitas técnicas devem ocorrer em:

  • 15 de março - 10h - Centro de Especialidades Odontológicas Centro Sul - Rua dos Carijós, nº 528, Centro
  • 13 de abril - 10h - Centro de Especialidades Odontológicas Barreiro - Rua Cipriano de Carvalho, nº 205, Barreiro
  • 11 de maio - 10h - Centro de Especialidades Odontológicas Paracatu - Rua dos Goitacazes, nº 1550, Bairro Barro Preto
  • 8 de junho - 10h - Centro de Especialidades Odontológicas Venda Nova - Rua Eugênio Volpini, nº 143, Bairro São João Batista

Outra visita aprovada pelo colegiado deve ser feita ao Centro de Saúde Capitão Eduardo (Rua Ângela Benareges, nº 10, no Bairro Capitão Eduardo). Solicitada pelo vereador Léo (União), a agenda deve ocorrer no dia 5 de abril, às 11h, quando serão verificadas as condições estruturais, de higiene, atendimento e demais serviços básicos da unidade. Para participar da agenda, além do secretário municipal de Obras, Josué Valadão, estão sendo convidados Eliane Pereira dos Santos Silva, agente comunitário de Saúde e representante dos trabalhadores da Regional Nordeste; Sílvio Chaves, presidente da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Capitão Eduardo, e o assessor parlamentar Walace Roque Damasceno.

A pedido de José Ferreira (PP), serão enviados à PBH pedidos de informação acerca da escala dos profissionais lotados nos Centros de Saúde Pedreira Prado Lopes;  Pindorama (Elza Martins)Santos Anjos e São Cristóvão. O parlamentar destaca vem acompanhado as dificuldades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que os dados servirão para maior compreensão dos impactos dos serviços. 

Protocolos em praças de alimentação

Seguindo com o objetivo de verificar os protocolos de segurança sanitária referente ao enfrentamento da covid-19 em praças de alimentação de shopping centers da cidade, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou visitas técnicas ao Diamond Mall (dia 18/3 - às 11h); ao Del Rey (dia 18/3 - às 13h); ao BH Shopping (dia 22/3 - às 11h) e ao Pátio Savassi (dia 22/3 - às 13h), conforme solicitação de Rubão (PP). Ao debater o pedido de vistoria ao BH Shopping, Léo sugeriu cuidado para que não ocorra alguma suspeição sobre o estabelecimento: "O BH Shopping segue os mesmos protocolos que o Albert Einstein; então é preciso ter cuidado para que isso não traga dano para a imagem para o estabelecimento". O presidente da comissão, José Ferreira, lembrou que as visitas estão sendo realizadas em outros shoppings, com o objetivo de contribuir para o controle da doença. 

Transporte sanitário e de urgência

Wilsinho da Tabu (PP) solicitou ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) informações sobre o transporte sanitário e o transporte de urgência e emergência da Capital. No primeiro requerimento, o parlamentar ressalta que os questionamentos são acerca da qualidade, disponibilidade e volume de serviços prestados aos cidadãos e pergunta qual é a frota de transporte sanitário em BH; onde estão localizados os veículos; como são distribuídos os veículos por regionais e por unidade básica de saúde. Já no segundo pedido, Wilsinho questiona qual a frota de transporte de urgência na cidade; como se dá a logística referente à prestação de serviços de ambulâncias próprias e do SAMU; quantos veículos estão disponíveis por unidade básica de saúde; se existe relação entre a quantidade de veículos e a população de BH e qual órgão controla a prestação de serviço destes veículos.

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional