BAIRRO MADRI

Comunidade reivindica abertura de parque ecológico aos finais de semana

Em visita técnica, moradores também cobraram investimentos na segurança e na manutenção no equipamento

sexta-feira, 15 Setembro, 2017 - 13:30

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Projetado para ser uma nova opção de lazer para os moradores da região, o Parque Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes, localizado no Bairro Madri, Região Norte da capital, recebeu a visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta sexta-feira (15/9). A comunidade reivindica a abertura do equipamento aos finais de semana, bem como investimentos na segurança e na manutenção das instalações. De acordo com o requerente da atividade, vereador Eduardo da Ambulância (Pode), ofício será encaminhado aos órgãos competentes.

Com uma área verde totalmente cercada, de aproximadamente 29 mil m², o Parque Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes foi conquistado pela comunidade por meio do Orçamento Participativo 2007/2008. O local oferece espaço com brinquedos para crianças e área de convivência, com mesas e bancos, além de instalações sanitárias e bebedouros.

Demandas

A principal reivindicação da comunidade é com relação ao funcionamento do parque, que fica aberto das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, mas permanece fechado aos sábados e domingos. “Nos finais de semana fica tudo vazio e perigoso”, informaram os moradores, que afirmam utilizarem o parque como opção de lazer.

Dentre as principais demandas apresentadas pelos frequentadores também estão a presença da Guarda Municipal, a instalação de aparelhos de ginástica, bem como a manutenção da iluminação e da cerca no equipamento.

Os usuários também solicitaram que seja feita uma parceira junto à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de não jogar lixos no parque, prática muito comum de alguns moradores, conforme relatou a comunidade.

PBH

Representante da Fundação de Parques e Zoobotânica (Fpmzb), Fabio Silveira esclareceu que constantemente são feitos procedimentos de manejo no local, como poda, capina e limpeza. “O objetivo é preservar a fauna e a flora que existem no parque, e o problema enfrentado hoje é o vandalismo. Muitas pessoas jogam lixo no local e danificam as cercas do parque”, completou Silveira.

Única funcionária fixa, encarregada de manter a limpeza do parque, a zeladora Adriana Guedes informou que escolas realizam atividades educativas e piqueniques no local. “Mesmo sendo utilizado quase que exclusivamente por moradores da região, a presença da Guarda Municipal faz muita falta, porque o parque é muito grande, o que dificulta a inibição de vândalos no local”, afirmou Guedes.

Morador da região e usuário do Parque Jardim das Nascentes, o vereador Eduardo da Ambulância informou que vai encaminhar ofício aos órgãos públicos responsáveis, cobrando diligência para atender as demandas da comunidade. 

Superintendência de Comunicação Institucional