AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em endereço provisório há quatro anos, feirantes denunciam queda nas vendas

Expositores da Feira de Artesanato (Espaço da Cidadania) cobram retorno ao ponto tradicional na Av. Bernardo Monteiro

sexta-feira, 5 Maio, 2017 - 18:30

Foto: Portal PBH

Em funcionamento há mais de 15 anos, a Feira das Flores e a Feira de Artesanato (Espaço da Cidadania) são atividades tradicionais no calendário da cidade. Instaladas originalmente no quarteirão fechado da Avenida Bernardo Monteiro, entre Av. Brasil e Rua dos Otoni, por mais de 11 anos, as feiras foram transferidas para o lado oposto da Av. Brasil em março de 2013 e, desde então, os feirantes estariam sofrendo com a queda nas vendas. O tema vai ser debatido pela Comissão de Administração Pública, a requerimento do vereador Léo Burguês de Castro (PSL), em audiência prevista para a próxima terça-feira (9/5), a partir das 13h30, no Plenário Camil Caram.

Inicialmente compostas em um mesmo local, as Feiras das Flores e de Artesanato foram transferidas do ponto original de montagem para o lado oposto da Av. Brasil, ocasionando a divisão das áreas. Montadas semanalmente, às sextas-feiras, das 8h às 17h, a Feira das Flores está instalada na Avenida Carandaí (na esquina com a Av. Brasil) e a Feira de Artesanato está em outro trecho da Av. Bernardo Monteiro, próximo à Rua dos Aimorés (Funcionários). A transferência das barracas havia sido imposta pela prefeitura em razão do risco iminente de queda de galhos das árvores Fícus, deteriorados pela mosca branca, que compunham a paisagem da Av. Bernardo Monteiro à época.

No entanto, insatisfeitos com o novo endereço, os expositores querem retornar ao antigo ponto, alegando a grande redução no movimento e nas vendas do artesanato. De acordo com a categoria, já não haveria riscos à segurança dos feirantes e clientes, uma vez que as árvores já foram tratadas e removidas e o local já está com trânsito liberado para os pedestres. A lista de convidados ainda não foi divulgada pela comissão. Confira o requerimento original e acompanhe novas publicações relacionadas.

Superintendência de Comunicação Institucional