MESA DIRETORA

Plenário escolhe 2º vice-presidente durante reunião ordinária na quinta (11/4)

Cargo na Mesa Diretora está vago desde a cassação do mandato de Wesley Moreira pela Justiça Eleitoral, no último dia 12 de março

terça-feira, 9 Abril, 2024 - 17:45

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A votação para a escolha do 2º vice-presidente da Mesa Diretora ocorrerá na próxima quinta-feira (11/4), a partir das 15h, conforme anunciou o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB,) na reunião do Plenário desta terça-feira (9/4). O cargo está vago desde a cassação do mandato de Wesley Moreira pela Justiça Eleitoral, no último dia 12 de março, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Até agora, dois vereadores manifestaram vontade de assumir a função: Álvaro Damião (União) e Iza Lourença (Psol). A inscrição dos interessados em concorrer ao cargo poderá ocorrer no início da reunião; será eleito aquele que obtiver os votos da maioria dos membros da Câmara (21). Caso o número não seja atingido, é realizada uma segunda votação, saindo vitorioso o que tiver a maioria simples dos votos; havendo empate, o mais idoso é eleito.

É função do 2º vice-presidente, assim como do 1º vice, substituir o presidente na sua ausência ou impedimento e exercer as atribuições que lhe forem delegadas pelo presidente.
Conforme prevê o Regimento Interno da CMBH, o preenchimento do cargo vago de 2º vice-presidente será feito por meio de eleição quando faltarem seis meses ou mais para o término do mandato da Mesa, que neste caso vai até 31 de dezembro de 2024. 

A composição da Mesa Diretora, de acordo com o RI, deve atender, tanto quanto possível, a participação proporcional dos partidos políticos representados na Câmara. Os demais membros da Mesa atual são: Professor Juliano Lopes (Pode), 1º vice-presidente; Marcela Trópia (Novo), secretária-geral; Ciro Pereira (Republicanos), 1º secretário; e Flávia Borja (DC), 2ª secretária. 

Superintendência de Comunicação Institucional