COMISSÃO PROCESSANTE

Oitivas da nova apuração de quebra de decoro contra Gabriel são marcadas

Além do presidente, oito serão ouvidos. Denúncia de suposta quebra de decoro foi apresentada por Miltinho CGE e aceita em Plenário

quarta-feira, 27 Dezembro, 2023 - 11:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Comissão Processante que apura nova denúncia contra o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Sousa Marques de Azevedo (sem partido), por suposta quebra de decoro parlamentar, marcou para o início do mês de fevereiro de 2024 os depoimentos das primeiras testemunhas. As oitivas, requeridas pelo relator da comissão, Wanderley Porto (PRD), foram aprovadas na manhã desta quarta-feira (27/12) durante reunião do colegiado. Os depoimentos estão agendados para os dias 1º, 2, 5 e 6 de fevereiro de 2024 e, ao todo, oito pessoas deverão ser ouvidas, além do próprio Gabriel, na condição de denunciado, no dia 8 daquele mês. Confira o resultado completo da reunião. 

Condutas ilegais e inquérito no MP

O novo processo de apuração de suposta quebra de decoro decorre de denúncia apresentada por Miltinho CGE. Na representação, o parlamentar do PDT cita condutas ilegais (calúnia, injúria, difamação e abuso de poder) que teriam sido praticadas por Gabriel durante entrevista à imprensa, quando fez alusão à “prática de rachadinha” no seu gabinete.

Em sua defesa prévia, entretanto, Gabriel sugere o arquivamento da denúncia, ‘ante a sua completa inepcia e improcedência’ e diz que ‘a procuradoria da casa cientificou o presidente da existência de inquérito conduzido pelo Promotor de Justiça da Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio Público, Dr. Leonardo Duque Barbabella, sobre suposto nepotismo, desvio de função e rachadinha’ em desfavor de Miltinho CGE.

As oitivas apresentadas pelo relator e aprovadas pela comissão devem ocorrer já no ínicio de fevereiro de 2024. Na quinta-feira (1º/2), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes, devem ser ouvidos os vereadores Bruno Miranda (PDT) e Wagner Ferreira (PDT). Na sexta-feira (2/2), às 9h, no Plenário Camil Caram, são aguardados Wesley Moreira (PP) e Mariel Márley Marra. Na segunda-feira (5/2), às 9h, no Camil Caram, devem depor Wagner de Oliveira e Marcos Marcelino da Silva. Já na quarta-feira (7/2), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes, os depoentes são Guilherme de Souza Barcelos e Matheus Messedes Correa. A oitiva de Gabriel foi aprovada para ocorrer na quinta-feira (8/2), às 9h, no Plenário Camil Caram.  

O novo pedido de apuração de quebra de decoro contra Gabriel foi levado à Plenário no íncio de dezembro e, por meio de votação nominal, a denúncia de Miltinho foi aceita com 26 votos favoráveis, 14 contrários e 1 abstenção. Na mesma data do acolhimento da denúncia, um sorteio definiu os integrantes da comissão processante responsável pela apuração - Álvaro Damião (União) preside os trabalhos do grupo, que conta ainda com Wanderley Porto e Cida Falabella (Psol).

Conforme previsão legal, a comissão tem até 90 dias para concluir a apuração.

Assista à íntegra da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião - Comissão Processante - Quebra de Decoro - Vereador Gabriel