AUDIÊNCIA PÚBLICA

Solução para encosta que desabou no Morro do Querosene em pauta na segunda

Desabamento de 2019 ainda não foi solucionado. Região também precisa de urbanização, diante de população crescente

sexta-feira, 4 Agosto, 2023 - 11:45
Larga encosta coberta por lona, durante o dia.

Foto Google Maps/Street View

A situação da encosta que desmoronou em 2019, no Morro do Querosene, e a falta de solução em relação à urbanização do local serão debatidos em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na segunda-feira (7/8), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), o evento irá tratar da necessidade de providências diante dos fatos mencionados e do aumento da população da região. A audiência pode ser acompanhada presencialmente ou de modo remoto, pelo canal da Câmara no YouTube. Os interessados podem encaminhar perguntas, dúvidas e sugestões por meio deste link.

No requerimento, Reinaldo Gomes Preto Sacolão afirma que o desmoronamento da encosta no Morro do Querosene ainda não foi solucionada, nem o local foi urbanizado. Para o vereador, a falta de estrutura e de acolhimento para os locais vêm causando insegurança e transtornos. Ele complementa que a região apresenta crescimento populacional significativo, o que justifica a urbanização do local. “É necessário discutir os desafios do atual cenário dessa população para buscarmos perspectivas para a melhoria desse contexto”, conclui Reinaldo. 

O morro em questão se situa na rua Henrique Sales, no bairro Luxemburgo, em frente ao número 252, e desabou em 2019, causando inúmeros transtornos. Naquele ano, os bombeiros fizeram a limpeza no local para desobstruir a via. Em 2020, foi instalada uma lona escorada com troncos, e o local permanece sem intervenções da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde então. Além do risco de deslizamento, o acúmulo de sujeira favorece a proliferação de ratos que invadem os prédios da região. 

Foram convidados o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão, o coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul, Álvaro Eduardo Goulart, o superintendentes de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Sergio Luiz Soares de Souza Costa. Também estão previstas as presenças do subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Tenente Coronel Waldir Figueiredo Vieira, dos presidentes do Conselho de Administração da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, e da  Associação dos Moradores e Amigos dos bairros Luxemburgo, Coração de Jesus e Vila Paris (Amalux), Marcos Righi. 

Superintendência de Comunicação Institucional