AUDIÊNCIA PÚBLICA

Proposta de requalificação do Centro de BH será debatida na quarta

Denominado Centro de Todo Mundo, programa anunciado em março inclui intervenções voltadas à moradia, trabalho, lazer e mobilidade

segunda-feira, 28 Agosto, 2023 - 16:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A implantação do Programa de Requalificação do Centro de BH, batizado “Centro de Todo Mundo”, será tema de audiência na Comissão de Administração Pública na próxima quarta-feira (30/8). Convidados para o encontro, requerido por Marcela Trópia (Novo), o secretário municipal adjunto de Governo, Leonardo Castro, e a subsecretária de Relações Intragovernamentais da pasta, Beatriz Góes, deverão esclarecer acerca das ações previstas pelo programa, que visa a aumentar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer e qualificar o transporte, a segurança e a oferta de cultura e lazer na região. Marcado para as 13h30, no Plenário Camil Caram, o encontro será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Casa no YouTube. Perguntas, comentários e sugestões podem ser enviadas desde já aos participantes por meio deste formulário, até o encerramento da reunião.

Lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte no último dia 6 de março, o Programa Centro de Todo Mundo busca revitalizar o Centro da cidade mediante a implementação de uma série de ações, como a construção de novos equipamentos públicos, a requalificação de vias e praças, a promoção de eventos culturais e esportivos, além da atração de novos investimentos para a região. “Que nosso centro seja um centro bonito, que nos orgulhe, que possa ter gente circulando, gente morando, gente trabalhando, e que seja de fato aquilo que já foi. Gostaríamos que a gente tivesse orgulho e segurança andando no centro. O comércio pode funcionar mais, nós queremos Belo Horizonte trabalhando, produzindo, pagando os impostos, dando emprego, gerando renda. Queremos Belo Horizonte pulsante”, afirmou o prefeito Fuad Noman (PSD) na cerimônia de lançamento.

Nesse “pontapé inicial”, o chefe do Executivo assinou vários decretos relacionados, como o que dispõe sobre a aquisição e a destinação de unidades habitacionais de interesse social, o que simplifica a adoção de espaços públicos e áreas verdes por pessoas físicas e jurídicas e o que declara a utilidade pública para fins de desapropriação o Edifício Novo Sul América, popularmente conhecido como Edifício Sulacap, localizado na Avenida Afonso Pena. Também foram publicados despachos autorizando o funcionamento do Parque Municipal Américo Renné Giannetti até às 21h, de terça-feira a sábado, o fechamento da Rua Sapucaí aos domingos para atividades de lazer, cultura e gastronomia e o lançamento de edital para contratação de equipamentos e serviços para a revitalização e ampliação do videomonitoramento da região.

Ouvir a população

Edifícios e calçadas degradadas, insegurança, moradores de rua acampados nas portas das muitas lojas fechadas, sujeira no chão e pichações em muros e fachadas, aumentando o aspecto de desleixo e abandono, afastaram progressivamente a população do Centro de Belo Horizonte, que foi, por muitas décadas, um dos principais pontos de convivência, de lazer e de comércio da capital mineira. A ideia de revitalizar a região por meio de ações a curto, médio e longo prazo, atendendo o interesse de lojistas, moradores e da cidade como um todo, motivou a criação de um grupo de trabalho (GT) em outubro de 2022. Cerca de um mês após o lançamento do Programa “Centro de Todo Mundo”, em março de 2023, as ações previstas e seus impactos, com foco nos usos do espaço público e na inclusão produtiva, foram debatidos na Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana.

Para Marcela Trópia, a realização desta nova audiência, no âmbito da Comissão de Administração Pública, é importante não apenas para acompanhar o andamento do programa, mas também para ouvir as opiniões e demandas da população, a principal interessada, sobre as intervenções. Em razão das medidas de segurança adotadas pela presidência da Câmara após o recebimento de e-mails com graves ameaças aos parlamentares, que estão sendo investigadas, o público não poderá acompanhar o encontro presencialmente. A transmissão ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Casa no YouTube, assim como o formulário eletrônico para envio de perguntas, comentários e sugestões, garantem a participação de todos os cidadãos.

Superintendência de Comunicação Institucional