AUDIÊNCIA PÚBLICA

Incentivo a manifestações da cultura hip hop em BH será debatido nesta quarta

Encontro reunirá poder público e artistas para discutir a efetivação da política municipal para o setor proposta em projeto de lei

segunda-feira, 21 Agosto, 2023 - 15:30

Foto: Sergio Silva/Jornal da USP

O Projeto de Lei 564/2023, que institui o Programa Municipal de Incentivo a Batalhas de Rimas, Saraus e Slams em Belo Horizonte, será tema de debate público na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo nesta quarta-feira (23/8), às 9h30, no Plenário Camil Caram. De acordo com os signatários do PL,  já aprovado em 1º turno, e do requerimento da audiência, Cida Falabella (Psol), Iza Lourença (Psol) e Bruno Pedralva (PT), o encontro visa a ampliar o debate junto à sociedade civil e promover a articulação das partes envolvidas – artistas, organizadores de eventos e poder público municipal - na criação de ações efetivas de suporte e incentivo para estruturação, organização e difusão desses eventos, estimulando a valorização e inclusão das manifestações culturais periféricas na cidade. O evento pode ser acompanhado presencialmente ou de forma remota, pelo canal da Câmara de BH no YouTube. Perguntas, comentários e sugestões podem ser enviados aos participantes por meio deste link até o encerramento da reunião.

Na justificativa do requerimento, os parlamentares ressaltam que o movimento cultural do hip hop, que integra as linguagens da dança (break), do grafite e das rimas (rap), completa 50 anos de existência em agosto de 2023. Surgido no Bronx, em Nova York, e protagonizado pela juventude negra das grandes cidades, o hip hop agrega suas múltiplas linguagens numa verdadeira ‘ocupação artística das ruas’. Em BH e na Região Metropolitana, o movimento já está fortemente consolidado nos mais diferentes territórios como forma de expressão da resistência à realidade social urbana; com ele, também se consolidou essa importante cena cultural, com destaque para vários coletivos protagonizados por mulheres e que trazem no slam o empoderamento de suas pautas.

Onomatopeia utilizada no inglês pra representar algo como um bater de palmas, Slam e é o nome dado às batalhas de poesia falada que surgiram nos anos 1980 nos EUA e se espalharam pelas periferias do Brasil e do mundo; estimativa realizada em 2018 apontou a existência de cerca de 150 comunidades de slam no país todo. ‘Pegando carona’ no que já vinha sendo construído pelos Saraus (eventos que combinam música, literatura, dança, teatro e outras manifestações artísticas, promovendo a cultura e a integração social do movimento), o Slam é hoje um grande propulsor de visibilidade para as pautas negras, indígenas, LGBTQIA+, feministas, pessoas com deficiência, ambiental, etc. (Fonte: Jornal USP)

Aprovação unânime

A proposta da política municipal para o segmento foi construída a partir destas premissas e das demandas levantadas pelos grupos que têm incidência direta nessas ações; nesse sentido, a audiência visa a promover a articulação entre as redes e artistas das Batalhas de Rimas, Saraus e Slams e os agentes do poder público para sua efetivação. O PL 564/2023, também assinado por Pedro Patrus (PT), foi aprovado em 1º turno por unanimidade, com o aval das Comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor; e de Administração Pública, e retornou à tramitação para análise dos substitutivos e emendas recebidas.

Convidados

Para debater tema, são aguardados integrantes do Forum Hip Hop, Família de Rua, Coletiva Nutrilhar, Batalha FaraOeste, Batalha do Minas Caixa, Batalha da Fex, Batalha Clandestina, Batalha dos Predim, Batalha da Matriz, Batalha da Serra e Sarau Coletivoz; a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras; o secretário municipal de Política Urbana, João Antônio Fleury Teixeira; e representantes da Diretoria de Políticas para as Juventudes e do Conselho Municipal de Juventude de Belo Horizonte.

O encontro é aberto ao público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado, presencialmente no Plenário Camil Caram ou ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Belo Horizonte no YouTube. Perguntas, comentários e sugestões podem ser enviados por meio deste formulário, já disponível no Portal CMBH, até o encerramento da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional