AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comunidade da Região Norte reclama de transferências entre centros de saúde

Usuários do Centro de Saúde Campo Alegre serão transferidos para outras unidades, mesmo com previsão de inauguração de novo espaço

sexta-feira, 11 Novembro, 2022 - 15:00
Fachada do Centro de Saúde Campo Alegre, com borboletas, coração e outras imagens coloridas pintadas em muro amarelo, durante o dia.

Foto Google Maps/Street View

O redirecionamento de usuários do Centro de Saúde Campo Alegre, atualmente situado na Rua Osório Duque Estrada, 491, bairro de mesmo nome, para outras unidades da Região Norte será debatido em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento na próxima quarta-feira (16/11), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Segundo o vereador Dr. Celio Frois (PSC), que solicitou a reunião, há previsão de inauguração de uma sede para o C. S. Campo Alegre, com capacidade de atendimento ampliada, ainda neste ano. Mesmo assim, usuários do equipamento atual estariam sendo transferidos para outros centros, como o C. S. São Tomás, distante 4 km da unidade de origem. A audiência é aberta à participação popular e os interessados podem enviar perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico já disponível.

Foram convidados para o debate a secretária municipal de saúde (SMSA), Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, a subsecretária de Atenção à Saúde, Taciana Malheiros Lima Carvalho, e o gerente do Centro de Saúde Campo Alegre, William Macedo Silva.
 
Dados do site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte contabilizam que a Região Norte tem atualmente 18 centros de saúde. A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, em março desse ano, visita técnica ao Centro de Saúde Campo Alegre, solicitada pelo vereador Helinho da Farmácia (PHS), para averiguar reclamações dos usuários quanto à infraestrutura da mesmo. Na época, usuários reclamaram que o local apresentava falta de insumos, medicamentos e vacinas, além deficiência de médicos e dentistas.  

O descontentamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca dos remanejamentos feitos entre centros de saúde foi debatido recentemente na Câmara. Em audiência solicitada por Wilsinho da Tabu (PP) nesta semana sobre problema similar na Região Leste, Taciana Malheiros disse que, desde janeiro de 2020, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte entregou 40 novas unidades básicas de saúde no município, todas em forma de parceria público-privada (PPP), com a assistência, a oferta da saúde e a gestão ao encargo da SMSA. A subsecretária de Atenção à Saúde afirmou que estão previstas, ainda, entregas de dez novas unidades. Ela acrescentou que os remanejamentos ocorreram nas nove regiões da cidade e foram feitos geralmente para unidades de estrutura física mais favorável, visando atender às necessidades da população, reforçando que as mudanças foram apresentadas nas comissões locais e conselhos distritais de saúde.
 
Superintendência de Comunicação Institucional