VISITA TÉCNICA

Urbanização e serviços públicos no Bairro Xodó Marize serão vistoriados

Pavimentação e serviços de água, esgoto, luz e limpeza urbana estão entre as questões que precisam de intervenção do poder público

terça-feira, 28 Junho, 2022 - 09:00

Foto: Reprodução Google

Pavimentação, urbanização e serviços de água, esgoto, luz e limpeza urbana são obrigações do poder público e direito dos cidadãos. Para verificar a situação da Rua Ipê Claro com Rua Azaleia Rosada, no Bairro Xodó Marize, Região Norte de Belo Horizonte, no que tange aos serviços e direitos citados, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana estará no local nesta quarta-feira (29/6), às 9h, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP). De acordo com o vereador, a ação do poder público se faz necessária para elevar a sensação de cidadania dos moradores da área.

A visita deve ser acompanhada por Humberto Guimarães, coordenador de Atendimento Regional Norte; Henrique Castilho, superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); Josué Valadão, secretário municipal de Governo; tenente-coronel Waldir Figueiredo, subsecretário de Proteção e Defesa Civil; Claudius Vinícius, diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel); Carlos Tavares, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); e Marcelo Menegatto, diretor-presidente da BHIP/PBH (concessionária de iluminação pública em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte).

Problemas recorrentes

Além dos problemas relacionados à infraestrutura básica, os moradores do Bairro Xodó Marize enfrentam, durante o período de chuvas, dificuldades trazidas pelos alagamentos no bairro. Em 2020, a Prefeitura deu início a uma série de obras na região do Córrego do Isidoro com implantação de estrutura hidráulica de captação de escoamento e construção de caixa de captação, com o objetivo de evitar alagamentos e inundações na região. O trabalho vem sendo acompanhado pelo Legislativo Municipal que, em 2021, foi ao bairro, por meio da Comissão de Saúde e Saneamento, avaliar as propostas que pretendem solucionar ou minimizar os problemas enfrentados pelos moradores em relação ao transbordamento do córrego. Criado na década de 1990, com o loteamento do local denominado Caminho dos Embiras ou Granja Canta Galo, o Xodó Marize está localizado às margens do Córrego do Isidoro, e em 2010, segundo dados do IBGE, possuía cerca de 1500 habitantes.

Superintendência de Comunicação Institucional