VISITA TÉCNICA

Superlotação da Estação Diamante, no Barreiro, será averiguada nesta quarta

Usuários reclamam de descaso do poder público com ônibus lotados, precariedade no terminal e dificuldade para comprar passagens 

segunda-feira, 25 Abril, 2022 - 15:15

Foto: Karoline Barreto /CMBH

Excesso de passageiros no transporte coletivo, precariedade no terminal de embarque e desembarque e, até mesmo, dificuldade para comprar passagens: as queixas de usuários da Estação Diamante, na Região do Barreiro, são muitas. Por solicitação de Wanderley Porto (Patri), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai avaliar as condições de operação do terminal, nesta quarta-feira (27/4), às 9h.

O parlamentar lembra que, além de abrigar cerca de 300 mil habitantes e de ser uma das áreas que mais cresce na cidade, o Barreiro é passagem obrigatória para moradores de diversos bairros de Ibirité e Contagem, necessitando, portanto, de atenção do colegiado que trata do transporte. Ele ressaltou, contudo, que a precariedade do sistema não se restringe à Estação Diamante. “Os usuários do transporte público de BH, em geral, sofrem com a superlotação, a demora e a falta de manutenção dos ônibus. Como mostramos por meio da CPI da BHTrans, o sucateamento é um problema de gestão de todo o sistema”, disse.

De acordo com o vereador, denúncias dão conta de que a superlotação tem gerado inclusive dificuldades para acessar o terminal e fazer a compra de passagens. “Vamos verificar de perto as causas da superlotação, para discutirmos medidas específicas para amenizar o problema na Estação”, afirmou.

Para acompanhar os trabalhos foram convidados representantes da BHTrans - Regional Barreiro e do Sindicato das Empresas do Transporte Público (Setra). O ponto de encontro será em frente à Estação Diamante.

Superintendência de Comunicação Institucional