AUDIÊNCIA E VISITAS

Condições de funcionamento e localização de centros de saúde em pauta

Visitas técnicas verificam condições estruturais de dois centros de saúde. Audiência discute mudança de endereço de outro centro

segunda-feira, 21 Fevereiro, 2022 - 11:45
Fachada do Centro de Sa[ude Mantiqueira, uma casa de dois andares, duas portas e seis janelas frontais, seis pessoas à frente, grade e quatro motos na rua à frente, durante o dia.

Foto: Google Street Vew

Os centros de saúde são a porta de entrada do cidadão ao atendimento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Problemas estruturais, falta de profissionais ou de insumos podem afetar diretamente o atendimento à população. A Comissão de Saúde e Saneamento realiza, nesta semana, duas visitas técnicas e uma audiência pública para avaliar a situação de três unidades. Nesta terça-feira (22/2), às 10h, os vereadores vão ao Centro de Saúde Mantiqueira, localizado na Rua César Salles Barbosa, nº 600, Bairro Mantiqueira. Na quarta (23/2), audiência pública, às 13h, visa discutir a mudança do posto de saúde do Bairro Maria Goretti para o Bairro lpê. A população pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por formulário eletrônico disponível neste link. Também na quarta, às 18h, visita técnica vai averiguar o Centro de Saúde Califórnia, na Avenida das Castanholas, nº 277, Conjunto Califórnia I. 

Solicitada por Wilsinho da Tabu (PP), a visita ao Centro de Saúde Mantiqueira tem o objetivo de observar como está a qualidade do atendimento, se há falta de profissionais, além de verificar as instalações e as condições de trabalho dos servidores. Os convidados sugeridos para acompanhar a visita são o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior; e a diretora Regional de Saúde Venda Nova (DRES-VN), Marina Oliveira Rocha Braz.

A mudança do posto de saúde do Bairro Maria Goretti para o lpê será discutida em audiência pública. De acordo com os autores do requerimento - Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Professora Marli (PP), Wanderley Porto (Patri) e Wilsinho da Tabu - a Prefeitura tem o objetivo de encerrar as atividades do Centro de Saúde do Bairro Maria Goretti, que atende 13 mil pessoas, e migrar os usuários para uma nova unidade, a ser construída no Bairro Ipê. Eles explicam que a medida do Poder Executivo irá impactar a vida dos usuários, que terão que fazer um longo deslocamento para acessar o serviço em outro bairro. Foram convidados para a reunião o secretário municipal de Saúde; o coordenador de Atendimento Regional Nordeste, Marcelo de Camargos Pereira; a gerente do Distrito Nordeste, Silva Guimarães; a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Carla Anunciatta de Carvalho; e a secretária-geral do Conselho Distrital de Saúde da Regional Nordeste (Codisane), Aparecida Maria de Oliveira. Também são esperados o presidente da Associação Comunitária do Bairro Maria Goretti (ACBMG), Melchiades Efigênio Mello, e os seguintes moradores do bairro: Patrícia Pereira Pinto, Cassia Henrique Vieira, Bruna Tatiane de Rezende, Gilberto Vieira Santos, Edison Castro Sampaio e Geneci de Almeida Gonçalves. 

A pedido de José Ferreira (PP), serão averiguadas denúncias de usuários do Centro de Saúde Califórnia, que reclamam de sujeira, mato no entorno da unidade e iluminação inadequada. Também foi convidado para esta visita o secretário municipal de Saúde e a gerente da unidade, Érica Fernandes Rodrigues. 

Superintendência de Comunicação Institucional