VISITAS TÉCNICAS

Semana vai começar com fiscalização de escola e de centro de saúde

As vistorias da E.M. Aurélio Pires e do C.S. Santa Maria terão início às 9h e às 9h30, respectivamente

sexta-feira, 10 Dezembro, 2021 - 11:45
Escola Municipal Aurélio Pires, no Bairro Liberdade, Região da Pampulha, que será vistoriada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta segunda (13/12)

Imagem: Google Maps

A agenda de visitas técnicas da Câmara Municipal na próxima semana (13 a 17 de dezembro) tem 14 atividades. Os vereadores saem da Casa para verificar de perto demandas populares relacionadas à prestação de serviços públicos. Na segunda (13/12), às 9h, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai à Escola Municipal Aurélio Pires, à Rua Barrinha, 171, Bairro Liberdade, na Região da Pampulha, para verificar se os protocolos de segurança de prevenção e combate ao novo coronavírus estão sendo cumpridos. Às 9h30, a Comissão de Saúde e Saneamento vista o Centro de Saúde Santa Maria, no bairro de mesmo nome, Região Oeste da capital, com a finalidade de fiscalizar as condições estruturais e de atendimento da unidade.

De acordo com Pedro Patrus (PT), que solicitou a vistoria da E.M. Aurélio Pires, a comunidade denuncia que os protocolos sanitários não estariam sendo cumpridos; e que a distribuição espacial poderia estar ocorrendo de forma aleatória. Segundo justifica o parlamentar, o espaço escolar é pensado de forma pedagógica e sua organização e distribuição espacial não são aleatórias, tendo por objetivo propiciar um melhor aprendizado para os educandos, conforme o disposto na Resolução 2/2019.

Ainda de acordo com Patrus, professores demonstram grande preocupação com um contexto de aglomeração, submetendo a comunidade escolar a um longo período de exposição. Ressalta-se, por fim, o desgaste emocional por que passam os educadores, acometidos pelo medo e pela sensação de negligência e impotência, mediante o atual contexto pandêmico, e pelas possíveis condições vivenciadas, sem mencionar o cansaço físico e mental.

Foram convidados para a visita Alessandra Luísa Teixeira, da Diretoria Regional de Educação Pampulha; Elisane Adriana Santos, da Diretoria Regional de Saúde Pampulha; o tenente-coronel BH Peron Batista da Silva Laignier, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar; e representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede).

Centro de Saúde Santa Maria

A pedido de Irlan Melo (PSD), a Comissão de Saúde e Saneamento vai checar demandas da unidade, incluindo insumos e recursos humanos, e qualidade do atendimento aos usuários. 

Foram convidados para a visita o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado; a representante do Centro de Saúde Santa Maria, Silvia de Freitas Cunha; e o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta.

Superintendência de Comunicação Instituicional