VISITAS TÉCNICAS

Na próxima semana, vereadores vão a seis endereços verificar demandas populares

Praça no Bairro Mantiqueira é tema de duas visitas: uma para melhorias no local e outra para  implementação de faixa de pedestre

sexta-feira, 17 Dezembro, 2021 - 16:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Condições de vida na ocupação urbana Vila Nova Paraíso, imóveis atingidos por inundações no Bairro Alípio de Melo e praça mal conservada no Mantiqueira são demandas populares que serão verificadas pelos vereadores em seis visitas técnicas na próxima semana, de 20 a 23 de dezembro. As atividades serão realizadas pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário; Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor; Saúde e Saneamento; e Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, a pedido de Jorge Santos (Republicanos), Bella Gonçalves (Psol) e Irlan Melo (PSD). 

Melhorias para as comunidades

Na terça-feira (21/12) estão previstas três visitas técnicas que visam implementar uma ou mais melhorias para as comunidades. Às 9h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai ao Bairro Castelo verificar a possibilidade de implementação de travessias elevadas ou faixas de pedestres na Avenida Miguel Perrela, nas proximidades do número 975. Conforme explica Jorge Santos (Republicanos) no requerimento na via há somente sinalização para o tráfego de veículos, sem local de travessia de pedestres. Os moradores da região precisam se deslocar para encontrar um local adequado para atravessar a rua, o que justifica averiguar a implementação de uma solução da questão. Foram sugeridos os seguintes convidados: o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans), Diogo Oscar Borges Prosdocimi, e a coordenadora de atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca.
 
Também a pedido de Jorge Santos, às 11h, a mesma comissão vai ao Alípio de Melo, próximo ao número 2474 da Avenida Heráclito Mourão de Miranda, onde imóveis comerciais, residências, escola e academia são atingidos por inundações. Foram sugeridos os seguintes convidados: o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Souza, o secretário  da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão, e a coordenadora de atendimento Regional Pampulha.

Já a Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor vai à Ocupação Vila Nova Paraíso, Rua Padre Orlando Machado, 30, Bairro Palmeiras, na terça-feira, às 10h. Solicitada por Bella Gonçalves, a visita tem o objetivo de averiguar as condições de vida na comunidade, buscando soluções para sua melhoria. Bella explica que a Ocupação Vila Nova Paraíso se consolidou desde 2012 em uma área abandonada e tem mais de 350 moradias. O local foi reconhecido como Área Especial de Interesse Social (AEIS-2), ou seja, área ocupada predominantemente por população de baixa renda e enquadrada nos critérios de atendimento da Política Municipal de Habitação e de interesse social para fins de regularização fundiária, conforme o novo Plano Diretor do Município de Belo Horizonte (Lei 11.181/2019). Segundo a vereadora, os moradores da região demandam ações como a pavimentação da Rua 12 de Outubro e a participação no Programa de Inclusão Digital de Belo Horizonte, além de verificar outras ações de melhoria da qualidade de vida da população.  

Os convidados sugeridos são: o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, as secretárias municipais de Educação, Ângela Dalben, de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas, o secretário Josué Valadão, os diretores-presidentes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel),  Leandro Moreira Garcia, e o superintendente de Limpeza Urbana (SLU), Coronel Genedempsey Bicalho Cruz, além de representantes da comunidade. 

Saúde e revitalização de praça

Na quarta-feira (22/12) estão previstas três visitas técnicas, todas solicitadas por Irlan Melo. A primeira, aprovada pela Comissão de Saúde e Saneamento, tem a finalidade de fiscalizar as condições estruturais e de atendimento do novo Centro de Saúde Havaí e buscar informações sobre as necessidades do local para garantir o direito fundamental à saúde dos moradores da região. A visita irá ocorrer às 8h30 na Rua Paulo Diniz Carneiro, 742, bairro Havaí. Os convidados são o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta, e a representante do Centro de Saúde Havaí, Aline Mendes Silva de Pinho. 

As duas últimas visitas referem-se à praça localizada no entroncamento da Av. Maria de Lourdes da Cruz com as Ruas Geraldo Rodrigues e Cândida Maria da Silva, no Bairro Mantiqueira. A segunda, aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, está prevista para as 10h, e tem a finalidade de verificar a viabilidade de a Prefeitura de Belo Horizonte revitalizar a praça mencionada, com a instalação de iluminação, bancos e academia a céu aberto. No texto do requerimento, Irlan explica haver demanda dos moradores em utilizar o espaço com uma estrutura que promova conforto e segurança aos usuários. Os moradores também pedem a retirada dos pneus que dificultam o acesso das pessoas à praça. Os convidados sugeridos são: o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, os secretários municipais Josué Valadão, e de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, e o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior. 

A terceira, aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, está prevista para às 11h, e tem o objetivo de verificar a possibilidade de instalação de redutores de velocidade na Av. Maria de Lourdes da Cruz, próximo ao nº 341. O vereador explica, no texto do requerimento, que os motoristas transitam em alta velocidade na referida avenida, “o que resulta em acidentes e em risco à vida e à segurança dos moradores, pedestres e pessoas que utilizam a via para fazer caminhada”. Os convidados são o presidente da BHTrans e o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior. 

Superintendência de Comunicação Institucional