AUDIÊNCIA PÚBLICA

Encontro debaterá prioridade na vacinação de crianças e adolescentes com deficiência

Dificuldade do uso de máscaras e outras medidas de segurança entre pessoas com deficiência aumenta o risco para a covid-19

terça-feira, 10 Agosto, 2021 - 11:45
Profissional aplica vacina em pessoa com uma camiseta branca

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

A inclusão de pessoas com deficiência na faixa etária de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra covid-19 será debatida em audiência pública, pela Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quarta-feira (11/8), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. A prioridade na imunização tem como objetivo proteger os mais vulneráveis contra a doença. O debate será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e a população pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico já disponível no portal da Câmara Municipal.

No requerimento, assinado por Bruno Miranda (PDT), Helinho da Farmácia (PSD) e Irlan Melo (PSD), os parlamentares alertaram para a necessidade de inclusão no rol de prioridades para vacinação deste grupo que encontra dificuldades em seguir as medidas de segurança recomendadas e de reconhecer os sintomas da doença. Os vereadores chamaram a atenção para a fragilidade e vulnerabilidade, diante da covid-19, das pessoas com deficiência que, não raro, apresentam índices de baixa imunidade elevados, bem como alta incidência de problemas cardíacos e respiratórios, obesidade, diabetes e outras comorbidades dependendo do tipo de deficiência. O requerimento relata ainda a existência de diversos casos de intolerância sensorial ao uso de máscaras.

Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Saúde Jackson Machado Pinto;  o deputado federal Diego Andrade (PSD); e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com pesquisa realizada pelo Vox Populi, em dezembro de 2020, a pedido do Instituto Mano Down, mais de 118,8 mil pessoas têm, pelo menos, um tipo de deficiência, em Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional