VISITAS TÉCNICAS

Comissão de Educação vistoria nesta semana mais três escolas municipais

Serão fiscalizadas a E.M. Monsenhor João Rodrigues de Oliveira, no São Geraldo, a Emei Goiânia e a E.M. Emídio Berutto, no Santa Inês

segunda-feira, 26 Julho, 2021 - 14:15

Imagem: Google Street View

Dando continuidade às visitas técnicas a escolas municipais da capital, a fim de verificar se estão sendo cumpridos protocolos sanitários para um retorno presencial seguro, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo inicia a segunda semana de trabalhos. Nesta terça-feira (27/7), às 9h, o colegiado visitará a E.M. Monsenhor João Rodrigues de Oliveira, no Bairro São Geraldo. Já na quarta (28/7), serão vistoriadas às 10h a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Goiânia, naquele bairro, e às 11h a E.M. Emídio Berutto, no Santa Inês. A comissão já fiscalizou outras instituições de ensino nos primeiros meses do ano, retomando, agora, as visitas, no dia 20 de julho. Segundo as vereadoras Marcela Trópia (Novo), que preside o colegiado, e Professora Marli (PP), as unidades vistoriadas já passaram por reformas e oferecem higienização adequada para receber os alunos.

No requerimento, assinado pelas vereadoras Duda Salabert (PDT), Marcela Trópia e Professora Marli, junto aos vereadores Rubão (PP) e Wilsinho da Tabu (PP), os parlamentares lembram que já ocorreu o retorno parcial das atividades escolares de forma presencial, destacando que, com a melhoria dos índices de contaminação da covid-19, o próximo passo é promover o retorno integral dessas atividades. A proposta é reduzir as possibilidades de contágio por estudantes e profissionais, assegurando que condições de segurança adequadas estejam sendo cumpridas. 

Em Belo Horizonte, o retorno às aulas presenciais foi autorizado para alunos da educação infantil e estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, porém, em dias alternados. Conforme decreto publicado pelo Executivo na última sexta-feira (23/7), aulas do ensino médio já podem ser retomadas de segunda a sábado, sem restrição de horários. 

Pontos observados

Conforme relata a vereadora Marcela Trópia, num primeiro momento, as visitas estão sendo feitas no período de recesso. Segundo ela, as escolas foram reformadas, para a troca de pisos, visando facilitar a higienização. Também foram feitas readequações nas salas de aula, com a instalação de janelas mais amplas, para circulação e ventilação de ar.

Nas vistorias, constatou-se, ainda, qualidade satisfatória dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e álcool em gel, em estoque suficiente. De acordo com a vereadora, as escolas visitadas estão prontas para receber os alunos e a tendência é que familiares e diretores queiram cada vez mais essa retomada. “Esperamos que os protocolos sejam flexibilizados, para que mais alunos possam ser atendidos mais vezes por semana”, completou. Segundo a vereadora, a partir de agosto serão realizadas novas visitas a essas escolas, já com os alunos em sala de aula.

Professora Marli reafirmou, também, que as escolas estão prontas para o retorno às aulas. Ela destacou que, com as reformas, as unidades estão bem iluminadas e ventiladas, que o protocolo de distanciamento foi bem cumprido e que as unidades oferecem acessibilidade. “O material didático está separado e pronto para ser entregue, juntamente com uma caixa contendo álcool em gel, máscara e o material individual de cada aluno”, destacou a parlamentar.

Superintendência de Comunicação Institucional