PARTICIPAÇÃO POPULAR

Parlamento Jovem sugere à comissão capacitação de professores para ensinar política

Parecer pelo não acolhimento da sugestão foi rejeitado. Iza Lourença foi designada nova relatora 

quinta-feira, 17 Junho, 2021 - 12:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Sugestão de proposição apresentada pelo Parlamento Jovem de Minas/BH à Comissão de Participação Popular prevê a capacitação dos professores de todas as disciplinas para auxiliarem os alunos a terem uma base política. A sugestão é resultado da edição 2017 do PJ, tendo sido votada e aprovada pelos alunos de duas escolas estaduais de ensino médio participantes. Em reunião nesta quinta-feira (17/6), a Comissão de Participação Popular rejeitou parecer que recomendava o não acolhimento da proposta, e designou a vereadora Iza Lourença (Psol) nova relatora. Novo parecer poderá concluir pela aprovação da sugestão, transformando-a em requerimento, indicação, emenda ou mesmo projeto de lei de autoria do colegiado. 

O PJ Minas/BH é realizado pela Escola do Legislativo da CMBH, em parceria com a PUC Minas, com o objetivo de proporcionar aos estudantes um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo e sobre a importância da participação política em uma sociedade democrática, estimulando o seu desenvolvimento em situações práticas de pesquisa, debate, negociação e realização de escolhas no contexto do Parlamento, com o fim de que se tornem cidadãos mais conscientes de seu papel. Em 2017 participaram as Escolas Estaduais Professor Morais e Cândido Portinari, que trabalharam o tema "Educação Política nas Escolas".

Primeiro relator da Sugestão de Proposição 30/2017, o ex-vereador César Gordin recomendou pelo não acolhimento da matéria. Ao ser apreciada na última reunião da comissão, entretanto, os parlamentares entenderam que a proposta poderia ser reavaliada e decidiram pela rejeição do parecer, sendo designado o vereador Gilson Guimarães (Rede) novo relator. Em sua análise, Guimarães opinou também pelo não acolhimento, justificando sua decisão em função da falta de profundidade da proposta sobre como se daria a capacitação dos professores para auxiliarem seus alunos a terem uma base política. Em votação na comissão, o parecer foi rejeitado. Com isso, foi escolhida a vereadora Iza Lourença nova relatora da proposta. 

Além da nova relatora, participaram do encontro as vereadoras Bella Gonçalves (Psol), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Macaé Evaristo (PT); e os vereadores Helinho da Farmácia (PSD) e Wilsinho da Tabu (PP).

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Ordinária -Comissão de Participação Popular