VISITAS TÉCNICAS

Mais sete escolas serão visitadas para verificar protocolos contra covid-19

O trabalho faz parte de uma série de visitas feitas pela Comissão de Educação com o intuito de verificar o ambiente escolar

quinta-feira, 4 Março, 2021 - 14:45

Foto: Arquivo/PBH

Dando sequência ao trabalho de verificação das condições específicas de retorno às aulas presenciais nas escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil (Emeis), a Comissão de Educação Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo fará, nos próximos dias 8 e 9 de março, visitas técnicas a sete unidades escolares localizadas em bairros da Região Leste de Belo Horizonte. As visitas, solicitadas pelo vereador Wilsinho da Tabu (PP), iniciam às 9h e tem o objetivo de conferir os protocolos de precaução contra a propagação da covid-19.

O trabalho começou no dia 17 de fevereiro no Imaco, que fica na Região Centro-Sul e seguiu no dia 2 de março, nas Emeis Taquaril, Sagrada Família e Pituchinha. Na segunda-feira (8/3), serão visitadas as Escolas Municipais Emídio Berutto, no Bairro Santa Inês; Professora Maria Tanure Pereira, no Esplanada; Monsenhor João Rodrigues de Oliveira, no São Geraldo; e a Emei Alto Vera Cruz. Já na terça-feira (9/3), será a vez das Emeis Cafezal, Vila Estrela e Vila Conceição receberem a comissão. Segundo Wilsinho, é preciso estreitar os laços entre os envolvidos na busca da melhor solução. “É preciso que haja um diálogo constante entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde envolvendo os funcionários da educação e pais de alunos, para que eles se sintam seguros e que essa volta às aulas presenciais ou semi-presenciais seja realmente feita de forma adequada e segura”, explicou o parlamentar.

Rede Municipal

Atualmente, a rede municipal de eucação conta com 323 escolas, sendo 145 escolas municipais de educação infantil (Emeis) e 178 escolas municipais de ensino fundamental, atendendo a aproximadamente 168.983 estudantes na Capital, em todas as modalidades da educação básica, que tem ainda três escolas de ensino especial e o programa voltado à educação de jovens e adultos (EJA). O Município também conta com 207 creches da rede conveniada, que atende 26.507 crianças. As escolas da rede própria estão distribuídas nas nove regionais. Somente na Região Leste, onde se concentram as visitas feitas pela comissão nessa semana, são 23 unidades. Por causa da pandemia, as escolas de Belo Horizonte estão fechadas desde o dia 19 de março de 2020.

Próximas visitas
 

As vistorias às Emeis e escolas de ensino fundamental seguirão durante os meses de março e abril. Em 15 de março, serão visitadas as escolas Professor Domiciano Vieira, Santos Dumont  e Israel Pinheiro. No dia 16 de março, recebem a comissão a Emei Jatobá IV, Emei Miramar, Emei Solar Rubi e Emei Itaipu. Ainda no mês de março, no dia 22, será a vez das escolas Professor Lourenço de Oliveira, Padre Francisco Carvalho Moreira e Doutor Júlio Soares. No dia 23, as Emeis Maria Goretti, Jardim Vitória II e Paulo VI; no dia 29, as escolas São Rafael, Wladimir de Paula Gomes e Fernando Dias Costa e no dia 30, as Emeis Nova Esperança, Emei Sabinópolis e Emei Pituchinha.

Já no mês de abril as Emeis Juliana, Monte Azul e Vila Clóris recebem a Comissão de Educação no dia 6; e no dia 13, será a vez das Emeis Silva Lobo, Vila Calafate e CAC Havai.  Ainda em abril, a comissão irá, no dia 20, às Emeis Universitário, Vila Antena e Sarandi; e no dia 27 às Emeis Vila Apolônia, Céu Azul e Jardim Leblon.

Superintendência de Comunicação Institucional