ESTOQUE DE NORMAS

Comissão elege novo relator e solicita estudo sobre PL que consolida legislação de próprios públicos

Dr. Bernardo Ramos é novo relator. Inconsistências em projeto arquivado deverão ser apontadas pela Consultora Legislativa

quinta-feira, 13 Agosto, 2020 - 18:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Comissão Especial de Racionalização do Estoque de Normas do Município, que tem a finalidade de propor a consolidação das diversas leis que tratam dos mesmos temas e reuní-las em um único diploma legal, elegeu, nesta quinta-feira (13/8), um novo relator, que estará à frente dos trabalhos da Comissão. Dr. Bernardo Ramos (Novo) foi eleito com o apoio dos parlamentares presentes. O cargo estava vago em razão da renúncia do ex-vereador Mateus Simões, que deixou o mandato para assumir o cargo de Secretário-Geral do Estado de Minas Gerais. A Comissão ainda aprovou requerimento solicitando à Diretoria do Processo Legislativo estudo técnico elaborado pela Divisão de Consultoria Legislativa sobre o Projeto de Lei 960/2020, que "consolida legislação que denomina próprios públicos no Município de Belo Horizonte". O projeto foi arquivado mediante parecer pela rejeição emitido pela Comissão de Legislação e Justiça. A ideia era reunir em uma única norma 4.256 leis que dão nome a praças, parques, ruas, avenidas e outros próprios públicos da capital. O objetivo é assegurar facilidade em futuras pesquisas e consultas sobre o tema.

O estudo solicitado à Divisão de Consultoria deverá analisar a possibilidade de apresentar um novo projeto para dar seguimento a ideia inicial, delineando um plano de trabalho para sanar inconsistências da proposição, tonando-a apta para ser votada. Devem ser levadas em conta questões atinentes à expansão do conceito de próprios públicos (previsto na Lei 9191/2009) para englobar outros próprios descritos no PL, além de separar competências da Câmara e do Executivo referentes à matéria.

Em análise na Comissão de Legislação e Justiça em julho, o PL 960/20 foi alvo de diligência, quando o texto foi submetido à análise da Divisão de Consultoria Legislativa. Os consultores apontaram "a existência de termos no projeto que são dissonantes ao conceito estabelecido pela Lei n° 9.691/09. Ainda, foi apontada a incompatibilidade
da denominação apresentada no projeto com a denominação oficial". Com isso, a CLJ votou pela ilegalidade e rejeição da proposta, que foi arquivada. 

Autor do requerimento, Dr. Bernardo Ramos reforçou a importância do projeto de lei para racionalização do estoque de normas do Município: “Esse requerimento foi feito já baseado em tudo que a gente conversou com a Diretoria do Processo Legislativo, que a gente precisaria caminhar com projeto. É extremamente importante que a gente consiga dar esse segmento”.  

Irlan Melo (PSD), presidente da Comissão Especial, salientou a importância do Colegiado. “É uma comissão tão importante para a cidade de Belo Horizonte, onde nós estamos reavaliando toda a legislação sem querer em nenhum momento invalidar o trabalho dos colegas anteriores, mas, ao mesmo tempo, tentando fazer que a nossa legislação seja uma legislação mais enxuta e principalmente mais racional. A gente quer que as pessoas que forem estudar no futuro a legislação de Belo Horizonte vejam que nós temos uma legislação atualizada, moderna e de fácil consulta. É um desafio muito grande e daí o valor dessa Comissão", ressaltou o vereador. 

Sobre a Comissão Especial 

A Comissão Especial de Racionalização do Estoque de Normas do Município foi instituída na Casa em 2017, com a finalidade de propor a consolidação das diversas leis que tratam dos mesmos temas e reuni-las em um único diploma legal. O trabalho da Comissão Especial poderá resultar na extinção de cerca de 10 mil leis sem alterar o ordenamento jurídico do Município, já que apenas consolida a legislação vigente.

Outros quatro projetos de lei foram apresentados pela Comissão Especial: PL 917/20, que consolida a legislação sobre a concessão de carneiros e outras matérias relacionadas a serviços funerários em Belo Horizonte; PL 918/20, que reúne todas as normas referentes aos bens públicos do Município; e PLs 919/20 e 922/20, que consolidam, respectivamente, as legislações sobre símbolos oficiais e sobre homenagens.

Os vereadores Autair Gomes (PSD) e Dr.Bernardo Ramos participaram de forma remota da reunião. Irlan Melo esteve presente no Plenário Amynthas de Barros. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

11ª Reunião da Comissão Especial de Estudo