SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão pede explicações à Fhemig sobre relatos de más condições do Júlia Kubitschek

Pacientes com Covid-19 fizeram vídeo mostrando falta de água nos bebedouros do hospital. Também faltariam máscaras para os atendidos

quarta-feira, 8 Julho, 2020 - 16:45

Foto: Willian Delfino/CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento aprovou, nesta quarta-feira (8/7), pedido de informação ao presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, sobre as condições de atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Júlia Kubitschek, localizado no Bairro Milionários, Região do Barreiro. O requerimento, apresentado por Pedro Bueno (Cidadania), faz referência ao vídeo em que dois atendidos pela unidade denunciam problemas como falta de água potável nos bebedouros para acesso dos enfermos; inexistência de máscaras para os pacientes; necessidade de manutenção das portas dos quartos; e demora na medicação devido à escassez de recursos básicos para o trabalho da enfermagem. A Comissão ainda aprovou audiência pública para o dia 15 de julho, às 13h50, para discutir o fechamento de leitos psiquiátricos do Hospital Galba Velloso e a necessidade de implementação de ações voltadas para pacientes da saúde mental durante e depois da pandemia de Covid-19.

No vídeo mencionado por Bueno no requerimento, os pacientes Décio e Daniel relatam que o atendimento do hospital da rede SUS é precário. O caso viralizou nas redes sociais e foi noticiado por veículos de imprensa de grande circulação. Aos jornais, a Fhemig negou os problemas. 

Galba Velloso

Para a audiência pública que discutirá o fechamento de leitos no Hospital Galba Velloso, solicitada por Fernando Borja (Avante), foram convidados, entre outros, o presidente da Fhemig, que administra o hospital; os secretários municipal e estadual de Saúde; os coordenadores de Saúde Mental de Belo Horizonte e de Minas Gerais; a Associação Brasileira de Psiquiatria e a coordenação municipal e estadual do Comitê de População de Rua. O tema já foi assunto de outra audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, em 24 de junho, e também estará em pauta na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. 

O requerimento da audiência vem acompanhado de pedido de informação feito por Borja ao prefeito Alexandre Kalil (PSD), no qual o vereador solicita que seja esclarecida informação veiculada “em impressos assinados pela direção do Instituto Raul Soares (IRS) e Hospital Galba Velloso (HGV), de que existe uma pactuante entre PBH e Estado (Fhemig), onde ficou definida a proibição de internação hospitalar de usuários do SUS, a exemplo dos leitos psiquiátricos especializados do IRS e HGV, mesmo estando o paciente com um quadro psiquiátrico grave identificado mediante a avaliação técnica de profissional médico”. Borja pede ainda que sejam informados os custos e verbas destinadas à saúde mental nos dois hospitais.

A Comissão ainda aprovou outros dois requerimentos (490/20 e 489/20) assinados pelo mesmo vereador solicitando o envio de Indicações ao prefeito de BH. Em uma indicação, Borja sugere que o Município realize “pactuação com a Fhemig para a reabertura imediata da porta de entrada da Emergência do Hospital Galba Velloso, bem como o restabelecimento das atividades assistenciais de saúde mental de forma plena”; a outra indicação pede que a PBH “realize a inclusão dos leitos psiquiátricos hospitalares disponíveis” nos hospitais Galba Velloso e Raul Soares, na Central de Leitos, para que seja possível “melhor regulação da demanda bem como oferecimento de tratamento igualitário aos usuários do SUS com demanda psiquiátrica”.

​Covid na Guarda Municipal 

Também foi aprovado pedido de informações, de Pedro Bueno, ao secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, sobre medidas de prevenção contra a Covid-19 tomadas com o objetivo de manter a saúde e segurança dos profissionais da Guarda Civil de Belo Horizonte. No pedido, o vereador solicita que sejam enviadas informações sobre quantos profissionais da Guarda já contraíram a Covid-19, quantos agentes apresentam comorbidades, se os profissionais que fazem parte do grupo de risco já foram afastados e quantos guardas já foram testados em relação à doença.

Coleta de HLA

A requerimento de Gabriel (Patri), a Comissão ainda vai pedir informações à Prefeitura sobre os procedimentos de coleta de HLA, um sistema antígeno humano que possibilita a identificação de pessoa compatível para doação de medula óssea, tratamento utilizado para cura de várias enfermidades. Segundo o vereador, médica que atende no SUS-BH teve a solicitação de busca de doador negada através de contato feito com a Comissão Municipal de Nefrologia e Transplantes pelo fato de não existir “associação entre o Código Internacional de Doenças atribuído a afecção (Adrenoleucodistrofia) e o código de procedimento referente a realização da coleta de HLA.” Ainda segundo o vereador, portaria do Ministério da Saúde inclui a indicação de transplante de medula como tratamento da patologia. Gabriel afirma que o “pedido tem a finalidade de compreender a execução das políticas de saúde pública no município, bem como fiscalizar a disponibilização do atendimento mais eficaz e indicado a cada paciente atendido na rede pública municipal.”

A reunião contou com as presenças dos vereadores Fernando Borja, Bim da Ambulância (PSD), Dr. Nilton (PSD) e Catatau do Povo (PSD), que presidiu os trabalhos.

Assista ao vídeo da reunão na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

14ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento