AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão discutirá não funcionamento da tirolesa do Parque das Mangabeiras

Evento será na próxima segunda-feira (9/12), no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana

sexta-feira, 6 Dezembro, 2019 - 14:45

Foto: Oziel Santos / Flickr PBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará audiência pública na próxima segunda-feira (9/12), às 13h40, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento do evento é do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), e visa discutir a administração do Parque Municipal das Mangabeiras (localizado no Bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte) e o motivo do não funcionamento da tirolesa pertencente ao equipamento público.

O site que vende ingressos para a tirolesa informa: “estamos de férias coletivas”. Segundo dados do site da Prefeitura, a tirolesa do Mirante do Mangabeiras é uma das mais extensas do estado mineiro (com 800m lineares) e pode chegar a até 100km/h. Para realizar o salto, o interessado deve apresentar comprovação de vacinação contra a febre amarela na portaria da tirolesa, pois o ponto final da atração encontra-se dentro do parque, onde permanece a recomendação de controle pela Secretaria Municipal de Saúde.

Localizado aos pés da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é patrimônio cultural de Belo Horizonte, tendo sido projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. São 2,4 milhões m² e 59 nascentes do Córrego da Serra, integrante da Bacia do Rio São Francisco, além de exemplares diversificados da fauna e da flora.

O parque encontra-se a uma altitude de 1000 a 1300 metros, com clima ameno, e é um lugar para lazer, descanso e esportes, recebendo 15 mil pessoas ao mês, em média. Além dos recursos naturais, os visitantes têm à disposição quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais.

Foi convidado para a audiência o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (órgão responsável pelo Parque), Sérgio Augusto Domingues.

Superintendência de Comunicação Institucional