ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Comissão vai ao Aeroporto Carlos Prates apurar horários de voo, fluxo e manutenção

Visita técnica foi aprovada para o dia 20/11 (quarta-feira), às 10h; combate à violência doméstica também esteve em pauta

terça-feira, 12 Novembro, 2019 - 17:45
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Após duas audiências públicas para debater o tema, os parlamentares seguem preocupados com a presença do Aeroporto Carlos Prates em região tão adensada. Assustados com a recente queda de duas aeronaves na Rua Minerva (Bairro Caiçara), em intervalo de apenas seis meses, que matou cinco pessoas e deixou outras duas feridas, os moradores têm cobrado atenção do poder público. Nesse contexto, a Comissão de Administração Pública aprovou, reunida nesta terça-feira (12/11), a realização de visita técnica ao aeroporto para verificar o funcionamento, os horários de voos e a manutenção do local. Também estiveram em análise no Colegiado dois projetos de lei que tratam do enfrentamento à violência contra a mulher. Confira os demais itens em pauta e o resultado completo da reunião.

Autores do requerimento para a visita, Juninho Los Hermanos (Avante) e Pedro Bueno (Pode) explicam que o objetivo é “se inteirar da dinâmica de funcionamento dos serviços prestados por este aeroporto, bem como, ter acesso à agenda de voos de aviões e helicópteros, quantidade de aeronaves presentes e parque de manutenção”. Ainda, deve ser uma oportunidade para que os parlamentares conversem com funcionários e usuários do aeroporto, que não recebe grandes aviões comerciais, sendo voltado para operação de voos particulares e para formação de pilotos.

Lei Maria da Penha

Em análise na Comissão, ainda em 1º turno, recebeu parecer pela rejeição projeto de lei que proíbe a nomeação, para funções ou cargos públicos, de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que penaliza agressores de mulheres em âmbito doméstico e familiar. De autoria do vereador Jair Di Gregório (PP), o PL 762/19 envolveria todos os órgãos da administração direta e indireta, e cargos e funções comissionadas de recrutamento amplo e restrito, e remuneradas de provimento por processo eletivo.

Relator do projeto na Comissão, Juninho Los Hermanos emitiu parecer contrário à proposta, lembrando que, em todas as demais comissões, o projeto recebeu relatórios desfavoráveis, tendo sido considerado inconstitucional e ilegal pela Comissão de Legislação e Justiça e recebido pareceres pela rejeição nas Comissões de Mulheres e de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

O relatório reforça que, conforme adiantado pelas demais comissões, “a iniciativa de proposição de lei que trata da criação e provimento dos cargos, empregos ou funções públicas cabe ao Poder ao qual estão vinculados”. O PL está concluso para votação em Plenário.

Moradia para mulheres vítimas de violência

De autoria do vereador Jorge Santos (Republicanos), o Projeto de Lei 642/18 estabelece que a mulher vítima de violência terá prioridade nos programas habitacionais, desde que considerados alguns critérios como apresentação de documentos que comprovem ação penal e inquérito policial contra o agressor nos termos da Lei Maria da Penha; assim como relatório elaborado por assistente social do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou outro órgão da rede de proteção à mulher.

Tramitando já em 2º turno, o PL esteve em análise na Comissão acompanhado da Emenda 1, de autoria da vereadora Cida Falabella (Psol) e da ex-vereadora e atual deputada federal, Áurea Carolina. Relator do texto, Juninho Los Hermanos opinou pela aprovação da mudança. A emenda sugere nova redação ao Art. 1º, excluindo a necessidade de comprovantes de ação penal ou inquérito policial, mas restringindo o benefício às mulheres que tenham sido atendidas e encaminhadas pelos órgãos e equipamentos públicos municipais responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. O PL está concluso em 2º turno e aguarda inclusão na pauta de votação do Plenário.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

39ª Reunião Ordinária - Comissão de Administração Pública