VISITAS DA SEMANA

Escola municipal e centro de saúde serão vistoriados por vereadores

As visitas têm como objetivo verificar situação atual do Centro de Saúde Regina e da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros

sexta-feira, 4 Outubro, 2019 - 09:30

Foto: Kátia Gaspar/PBH

A Comissão de Saúde e Saneamento fará, na quinta-feira (10/10), às 9h, vistoria no Centro de Saúde Regina. Solicitada pelo vereador Carlos Henrique (PMN), a visita tem como objetivo verificar as condições estruturais, de higiene e atendimento do local. O prédio onde funciona o Centro de Saúde Regina está localizado na Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 467, Bairro Regina, e foi entregue à comunidade local em julho de 2012. São 743m², construídos em um terreno de mais de 1.000m². Segundo informações divulgadas no portal da Prefeitura de Belo Horizonte e publicadas em outubro do ano passado, o Centro de Saúde passou por reformas em sua estrutura em uma ação que contemplou 145 equipamentos públicos de saúde do Município e contou com investimentos de aproximadamente R$ 430 milhões. Mesmo com as obras, usuários apresentaram à Comissão “denúncias referentes ao mal estado de conservação do posto, além do atendimento ineficiente”. Foram convidados para a visita técnica Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde; e Walmir Anselmo Mattos, coordenador de Administração Regional Municipal Barreiro.

Na quarta-feira (9/10), às 10h, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai à Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, que fica na Rua San Salvador, 71, Bairro Estrela Dalva. A visita, solicitada pelo vereador Irlan Melo (PL), surgiu a partir de denúncias quanto às condições de segurança e de trabalho dos profissionais que atuam na unidade. Os usuários também reclamam da qualidade dos serviços prestados na escola. Foram convidados Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, secretária municipal de Educação; Sylvio Ferreira Malta Neto, coordenador de Atendimento Regional Oeste e Luiz Henrique Porto Vilani, representante da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte.

Árvore 

Também por solicitação do vereador Irlan Melo, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai verificar, na quinta-feira (10/10), às 10h, as condições de uma árvore que vem oferecendo riscos aos moradores da Rua Quinta da Boa Vista, próximo a esquina a Rua dos Camargos, no Bairro Lagoinha Leblon. O local de encontro será na Rua Quinta da Boa Vista, 500, próximo à esquina com a Rua dos Camargos. Segundo requerimento, existem diversas reclamações dos munícipes sobre a árvore, que vem causando transtornos e riscos aos moradores. Segundo eles, a árvore cresceu sobre a rede elétrica, entrelaçando seus galhos e folhagens nos fios de alta-tensão, além das raízes, que estão expostas e danificaram a calçada, impedindo que as pessoas passem com segurança pelo local. Ainda segundo moradores, as pessoas são obrigadas a transitarem pelo meio da rua. Foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior; o secretário de Obras, Josué Valadão; o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck e Sergio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Transporte e Trânsito

Os vereadores também farão duas visitas com a finalidade de verificar a possibilidade de promover alterações de circulação no trânsito em vias da cidade. Na quarta-feira (9/10), integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vão, às 11h, à Rua Coronel Índio do Brasil, 164, no Bairro Itapoã. O objetivo é verificar a viabilidade técnica para implantação de mão única no local por causa da Escola Municipal Lídia Angélica. Segundo moradores, nos momentos de entrada e saída dos alunos, o trânsito fica tumultuado, dificultando os acessos. O pedido de visita foi feito pela vereadora Nely Aquino (PRTB) a partir de pedido da comunidade local. A coordenadora de Administração Regional Municipal Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, o diretor-presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada e a diretora da  Escola Municipal Lídia Angélica, Dulce Raquel Santos Guimarães, foram convidados para acompanhar os trabalhos.

Na quinta-feira (10/10), às 10h, a Comissão segue para a Rua José do Carmo Oliveira com Rua Antônio Eustáquio Piazza, no Bairro Tirol. O objetivo é verificar a necessidade de retornar com a mão dupla na Rua José do Carmo Oliveira, em trecho compreendido entre as Ruas Antônio Eustáquio Piazza e Nélio Cerqueira. Conforme informações dos condutores de veículos que trafegam na região, há a necessidade de retornar com a mão dupla no trecho para que haja melhoria efetiva do fluxo viário. A visita foi solicitada pelo vereador Professor Juliano Lopes (PTC). Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Valmir Anselmo Mattos; e o presidente da BHTrans, Céiio Freitas Bouzada.

Superintendência de Comunicação Institucional