VISITAS DA SEMANA

Comissões irão averiguar condições do trânsito e de infraestrutura de ruas da capital

Também serão avaliados problemas relativos a sinalização, iluminação e saneamento

sexta-feira, 11 Outubro, 2019 - 15:30

Foto: Divulgação/ CMBH

Condições estruturais e sinalização de vias no Barreiro e em Venda Nova, problemas decorrentes do trânsito, na Região da Pampulha, de saneamento, no Bairro Nova Cintra (Região Oeste), e melhoria das condições de vida de moradores do Morro do Papagaio, no Aglomerado Santa Lúcia, serão os principais pontos a serem averiguadas na cidade pelas comissões temáticas da Câmara de BH, na próxima semana, de 14 a 18 de outubro. Após as visitas, os vereadores encaminharão relatório sobre as vistorias aos órgãos competentes, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para atender às demandas da população.

Na terça-feira (15/10), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará, às 9h30, visita técnica à Rua 10 com Rua Detetive Wilian, no Bairro Novo das Indústrias, a fim de vistoriar as condições estruturais da via. A visita foi motivada por reclamações dos moradores relacionadas às condições precárias da rua e à dificuldade de locomoção de pessoas com deficiência. Vale ressaltar que a via é íngreme e devido ao mau estado de conservação do asfalto, essas pessoas ficam impedidas de transitar sem o auxílio de um acompanhante. Foram convidados o administrador da Regional Barreiro, Walmir Matos, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, Luiz Henrique Porto Villani, da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte, e o coordenador da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Sousa. A visita foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PL).

Às 10h, a Comissão irá vistoriar a Rua Cinquenta e Cinco, nº 105, Bairro Nova Gameleira, para verificar as condições do asfalto. O ponto de encontro será em frente à casa de nº 105 (rua sem saída). Conforme relatos, o referido trecho encontra-se com pavimentação danificada, apresentando buracos e desníveis. Além disso, a via não possui meio-fio ou calçada para as pessoas transitarem com segurança, dificultando a locomoção de moradores idosos e pessoas com deficiência, aumentando o risco de acidentes e impedindo o acesso em dias de chuva. Foram convidados o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e o presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada. A visita foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PL).

Mudança de circulação

A Comissão segue, às 17h30, para a Rua Canárias, próximo à Rua Expediciionários, no Bairro Santa Amélia, Região da Pampulha. O objetivo da visita, requerida pela presidenta da Câmara Municipal, vereadora Nely Aquino (PRTB), é verificar a viabilidade técnica para mudança de circulação da Rua das Canárias, considerando que há uma escola na via, o que intensifica o fluxo de veículos, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos.  O congestionamento do trânsito também impede os moradores de acessarem suas residências, o que se agrava nos finais de semana, com o aumento do número de frequentadores de bares e restaurantes nas imediações, prejudicando o tráfego e lotando os estacionamentos. Foram convidados a coordenadora de Administração Regional Municipal Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e a diretora do Coleguium, professora Eliane Bambirra.

Na quarta-feira (16/10), às 10h, a Comissão realizará visita técnica à Rua Um, no Bairro Juliana, Região Norte da capital. A comunidade reclama das condições precárias de iluminação da via, acarretando sérios problemas à segurança de condutores e pedestres que a utilizam. Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal Norte, Humberto Guimarães Bernardes, e o presidente da BHIP, Marcelo Bruzzi. A visita foi requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN) e o ponto de encontro é na Rua Um, esquina com Rua Nagib Borjalli.

Redutor de velocidade e sinalização

Às 16h, a Comissão visitará a Rua Apucarana, nº 403, Bairro Ouro Preto, Região da Pampulha, com a finalidade de vistoriar a condição viária e a segurança dos pedestres. Requerida pelo vereador Irlan Melo (PL), a visita foi motivada pela reincidência de acidentes no local devido à falta de um redutor de velocidade, ressaltando que um deles danificou por completo um poste da Cemig, hoje prestes a cair. Foram convidados o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, a administradora da Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão, e o coordenador da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates.

Na quinta-feira (17/10), às 9h30, será realizada, pela mesma Comissão, visita técnica à Avenida Universo, na altura do nº 1187, esquina com Rua Polônia, Bairro Copacabana, Região de Venda Nova. O objetivo da visita, requerida pela presidenta da Casa, vereadora Nely Aquino (PRTB), é solicitar, junto aos órgãos competentes, a implantação de uma placa de “parada obrigatória” no referido trecho, onde, com frequência, acontecem acidentes. Também será demandado na visita um estudo para solucionar o problema do tráfego de caminhões que transitam no local. Vale ressaltar que a avenida é íngreme, o que favorece a ocorrência de acidentes, inclusive com vítimas fatais. Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior, e o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada.

Saneamento

A Comissão de Saúde e Saneamento vistoriará, na próxima quinta-feira (17/10), às 14h, a Rua Felicíssimo, nº 655, esquina com Rua C, no trecho compreendido entre as ruas C e Azeredo Neto, Bairro Nova Cintra, Região Oeste da cidade, a fim de verificar a falta de saneamento básico. De acordo com o requerente da visita, vereador Irlan Melo (PL), a vistoria foi motivada por reclamações da comunidade, que solicita a implementação de rede de esgoto, que corre a céu aberto, aumentando, assim, o risco de doenças e provocando o surgimento de animais peçonhentos no local. Também foram relatados problemas relativos à falta de água encanada, de iluminação adequada e de pavimentação. Foram convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho, o administrador da Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta, o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Leite Pereira, o diretor de Distribuição da Cemig, Ronaldo Gomes de Abreu, e o engenheiro de Produção e Operação do Distrito de Belo Horizonte Oeste da Copasa, Valmir dos Santos.

Enchentes

A Comissão Especial de Estudo das Enchentes da Avenida Vilarinho realizará, na terça-feira (15/10), às 14h, visita técnica a obras dos Córregos do Marimbondo e Lareira, Bairro São João Batista, Região de Venda Nova. Foram convidados o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa, e a coordenadora de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior. A visita foi requerida pelo vereador Dr. Nilton (Pros) e o ponto de encontro será na Avenida Dr. Álvaro Camargos, esquina com Rua Professor Aimoré Dutra.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará, por sua vez, nesta quinta-feira (17/10), às 15h, visita técnica à Vila São Bento, conhecida como Vila Carrapato, localizada no Aglomerado Santa Lúcia, próximo à Avenida Principal e à Vila do Bicão, no Morro do Papagaio, Região Centro-Sul de BH, com a finalidade de averiguar as condições de vida dos moradores, bem como alternativas para sua melhoria. Segundo a requerente da visita, vereadora Bella Gonçalves (Psol), o objetivo é verificar intervenções decorrentes da implantação do Programa Vila Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte, e a possibilidade de remoção das famílias, devido ao risco geológico e elétrico. O ponto de encontro é a Avenida Principal, em frente ao número 1021, no Morro do Papagaio. Foram convidados representantes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e da Defesa Civil de Belo Horizonte, a defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno e a promotora de Justiça Flávia de Simone e Souza.

Superintendência de Comunicação Institucional