VISITAS DA SEMANA

Vereadores realizarão 15 visitas técnicas entre os dias 16 e 20 de setembro

Serão buscadas soluções para questões relativas a saneamento básico, pavimentação, trânsito, esporte, educação, entre outros temas

sexta-feira, 13 Setembro, 2019 - 20:15
EMEI Marta Nair Monteiro

Foto: PBH - EMEI Marta Nair Monteiro

A Câmara Municipal realizará 15 visitas técnicas na semana que tem início no dia 16 de setembro. Serão verificadas questões relativas a saneamento básico, direitos do consumidor, pavimentação, trânsito, criança e adolescente, educação, esporte e diretos da população em situação de rua. Durante as visitas técnicas, vereadores, sociedade civil, Executivo e Judiciário têm a oportunidades de buscar soluções para os problemas que afligem os moradores da Capital.

Relatos de alagamentos na Rua das Flores, no Bairro Pilar, levaram o vereador Irlan Melo (PL) a solicitar à Comissão de Saúde e Saneamento a realização de visita técnica ao local. Diversos munícipes solicitam esclarecimentos sobre o projeto de canalização e drenagem de águas pluviais. De acordo com o parlamentar, a manilha implantada naquela área não suporta a vazão das águas. “Os relatos são alarmantes, em dias de chuvas fortes a região fica totalmente alagada”, aponta Melo, que vai buscar soluções para o problema. A visita técnica à Rua das Flores, 48, ocorrerá nesta segunda-feira (16/9), às 15h.

Por requerimento do vereador Irlan Melo, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará, no dia 19 de setembro, às 11h, visita técnica à Rua Felicíssimo, 655, esquina com a Rua C, no trecho entre as Ruas C e Azaredo Neto, no Bairro Nova Cintra. A realização da visita técnica se justifica pela existência de diversas solicitações de munícipes relativas à implementação da rede de esgoto no local. A falta de saneamento faz com que o esgoto corra a céu aberto, o que ocasiona o risco de doenças. Além disso, existem outros problemas na comunidade como a ausência de água encanada, de iluminação apropriada e de pavimentação.

Trânsito

De autoria do vereador Carlos Henrique (PMN), foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário requerimento para realização de visita técnica à Rua Ciclópica, entre as Ruas Antônia Felícia dos Reis e Rita Ferreira, no Bairro Caiçara. A vistoria ocorrerá no dia 17 de setembro, às 9h. De acordo com o parlamentar, tanto a comunidade local, quanto os demais que trafegam pela via vêm apontando sérios problemas no trânsito, o que exige do Poder Público intervenções para melhorar as condições de trafegabilidade.

No dia 17 de setembro, será verificada a viabilidade técnica para a implantação de rotatórias em duas diferentes áreas da cidade. Às 10h30, a comissão irá ao Bairro Planalto averiguar a possibilidade de instalação na conjunção entre a Rua Nilo Aparecido Pinto, a Rua Marechal Rondon e a Avenida General Olímpio Mourão Filho. Já às 11h30, a comissão vai averiguar a possibilidade de implantação de rotatória na conjunção das Ruas Professor Baeta Viana e Honorina Esteves Giannetti, no Bairro Itapoã. De acordo com a presidenta da Câmara Municipal de Belo Horizonte e autora dos requerimentos para realização das visitas técnicas, vereadora Nely Aquino (PRTB), a reivindicação para implantação das duas rotatórias vem das comunidades locais.

Munícipes demandam a instalação de um semáforo que facilite o acesso de veículos que vão da Rua Dona Bela, no Bairro Betânia, à Rua Úrsula Paulino. Quem trafega pela área afirma que a via é mal sinalizada, o que dificultaria a vida dos motoristas. Com o objetivo de verificar o problema e buscar soluções que atendam a comunidade, o vereador Irlan Melo apresentou requerimento à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário para realização de visita técnica à Rua Dona Bela, n° 41, no Bairro Betânia. A visita ocorrerá no dia 18 de setembro, às 17h.

As condições do trânsito nas Ruas Itamaracá (quarteirões entre as ruas Tamboril e Urandi), Urandi (entre as ruas Itapagipe e Itamaracá) e Itapagipe (no quarteirão entre as ruas Guanabara e Urandi) serão verificadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário durante visita técnica que irá ocorrer no dia 18 de setembro, às 9h. Requerida pelo vereador Edmar Branco (Avante), a visita será o momento de se verificar a sinalização vertical e horizontal e o impacto do estacionamento de veículos existente ao longo das vias. O parlamentar explica que uma creche e um hospital estão localizados nessas vias, o que contribui para a intensificação do trânsito de pessoas e veículos. O ponto de encontro será a entrada do Educandário Creche Menino Jesus, Rua Itapagipe, 622, Bairro Concórdia.

Também no dia 18 de setembro, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário irá vistoriar as condições precárias do asfalto na esquina das Ruas Aguapé e Espadana, que é paralela à Rua Maria Beatriz, no Bairro Havaí. O requerente da visita técnica, vereador Irlan Melo (PL), explica que há diversas reclamações de munícipes quanto a problemas de asfaltamento, iluminação pública e água encanada. O esperado é que o Executivo compareça à visita técnica e, tomando conhecimento das demandas, possa atendê-las.

No dia 19 de setembro, às 9h30, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário estará na Rua Belarmino Giarola, na altura do número 272, no Bairro Céu Azul, para verificar a possibilidade de implantação de mão única na referida via. Requerida pela presidenta da Câmara Municipal, vereadora Nely Aquino (PRTB), a visita técnica também será o momento de se demandar ao Executivo melhorias na sinalização de trânsito. Segundo a parlamentar, as mudanças na via, que recebe tráfego intenso, são pleiteadas pela comunidade local.

Esporte

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, Wesley Autoescola (PRP), quer que o Executivo apresente os encaminhamentos e os prazos para a aplicação dos recursos de emenda parlamentar destinada ao Campo Esportivo do Jatobá IV, na Rua Lacyr Maffia, 4, no Conjunto Jatobá. Para tanto, será realizada visita técnica ao local no dia 20 de setembro, às 9h30.

Direitos do consumidor

A possibilidade de fechamento da Base São Gabriel da CEMIG, na Rua Poço Branco, 21, levou o vereador Pedro Patrus (PT) a requerer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor uma visita técnica ao local. O parlamentar quer obter mais informações sobre o comprometimento dos serviços prestados pela unidade em decorrência da possibilidade de encerramento das atividades. A visita técnica está agendada para o dia 17 de setembro, às 10h.

População em situação de rua

Com o objetivo de averiguar as condições do abrigamento e da política de assistência social ofertadas à população em situação de rua pelo Abrigo São Paulo, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará visita técnica ao local no dia 18 de setembro, às 17h. A visita técnica, requerida pela vereadora Bella Gonçalves (Psol), é um dos encaminhamentos de audiência pública realizada no dia 23 de abril, quando foram discutidos relatos de violações de direitos das pessoas em situação de rua. O Abrigo São Paulo está localizado na Rua Elétron, 100, no Bairro Primeiro de Maio.

Educação

Em atendimento à solicitação de munícipes e profissionais da educação, o vereador Irlan Melo apresentou requerimento à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo com o objetivo de averiguar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes da Escola Municipal Professor Mário Werneck, localizada na Rua Abati, 10, Santa Maria. A visita técnica foi aprovada e agendada para o dia 17 de setembro, às 10h.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará, por requerimento da vereadora Cida Falabella (Psol), visita técnica à EMEI Marta Nair Monteiro, localizada na Rua União, 16, Vila Santa Rita de Cássia. O objetivo é conhecer o espaço físico e o projeto pedagógico da escola de educação infantil. A visita técnica ocorrerá no dia 17 de setembro, às 14h.

Criança e adolescente

A Comissão Especial de Estudo que analisa a seguranças das casas de show da Capital mineira realizará visita técnica à Superintendência de Coordenadoria da Infância e da Juventude de Minas Gerais (COINJ), no dia 17 de setembro, às 15h. O objetivo é requerer informações sobre as providências que vêm sendo tomadas para normatizar a entrada e permanência de menores em casas de shows. A preocupação do vereador Irlan Melo, requerente da visita técnica, é que se evite a exposição de crianças e adolescentes a ambientes potencialmente lesivos ao seu pleno desenvolvimento físico e psicológico.

Superintendência de Comunicação Institucional