VISITAS DA SEMANA

Ocupação urbana, hospital veterinário e cemitérios serão alvos de fiscalização

Na semana de 5 a 9 de agosto, devem ser realizadas nove visitas técnicas em diferentes regiões da cidade

sexta-feira, 2 Agosto, 2019 - 11:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Na próxima semana, os vereadores intensificam as atividades de fiscalização com a realização de nove visitas técnicas. No roteiro está a ocupação Professor Fábio Alves, na Região do Barreiro, onde cerca de 700 famílias correm risco de serem despejadas. Também as condições de funcionamento do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Paulo VI e as obras para implantação do primeiro Hospital Público Veterinário de Minas Gerais, no Bairro Madre Gertrudes, serão vistoriadas. Os vereadores ainda vão verificar os Cemitérios da Saudade e da Consolação, além de complexo esportivo no Bairro Confisco e problemas viários em diferentes pontos da cidade. 

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai, na quinta-feira (8/8), às 10h, à ocupação Professor Fábio Alves. O ponto de encontro será na Rua José Tavares Filho, 31, CDI Jatobá. A finalidade é averiguar as condições dos moradores, bem como encontrar solução justa e pacífica para o conflito. A solicitação de visita foi apresentada pelos vereadores Bella Gonçalves (Psol) e Pedro Patrus (PT). Segundo o requerimento de visita, a comunidade que reside na ocupação está sob ameaça de despejo. O requerimento destaca ainda que são mais de 700 famílias no local, que antes se encontrava abandonado há mais de 50 anos. A realização da visita foi encaminhada em audiência pública realizada no dia 15 de julho. Foram convidados Lacerda Santos, representante da ocupação Professor Fábio Alves e do movimento Luta Popular; Cleide Aparecida Nepomuceno, da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; Janaina Dauro, da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário do Ministério Público de Minas Gerais; Maria Fernandes Caldas, secretária Municipal de Política Urbana; Claudius Vinícius Leite Pereira, diretor-presidente da Urbel e Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.

Antes, na quarta-feira (7/8), às 9h30, a comissão visita, por solicitação do vereador Edmar Branco (Avante), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Paulo VI, que fica na Rua Neblina, nº 120, Bairro Conjunto Paulo VI. Segundo o requerimento, a visita técnica tem como objetivo verificar as condições em que se encontra o CRAS, uma vez que, o mesmo teve sua obra finalizada e foi entregue à comunidade no final de 2018. Ainda segundo o requerimento, parte da estrutura já se encontra interditada sem poder ser utilizada pelos usuários. A segurança local também será um ponto abordado na visita. Foram convidados Genilson Ribeiro Zeferino, secretário Municipal de Segurança e Prevenção; Maíra da Cunha Pinto Colares, secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Carlos Vitor de Souza, coordenador de Atendimento Regional Nordeste; Henrique de Castilho Marques de Sousa, superintendente de Desenvolvimento da Capital; Josué Costa Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura; Rodrigo Sérgio Prates, comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte; Adriana Branco Cerqueira, secretária Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social e Meiriane Fiuza Cardoso, gerente do Centro de Referência da Assistência Social Nordeste/Conjunto Paulo VI.

Hospital Veterinário

A Comissão de Saúde e Saneamento vai vistoriar, na sexta-feira (9/8), às 9h, as obras de implantação do primeiro Hospital Público Veterinário de Minas Gerais, que funcionará em um prédio pertencente à Prefeitura, localizado na Rua Pedro Bizoto, 230, no Bairro Madre Gertrudes. O anúncio da implantação foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil em julho de 2018, após ida ao imóvel que sediará o novo hospital veterinário. A visita foi solicitada pelo vereador Irlan Melo (PR) e se dá em função da existência de várias dúvidas encaminhadas por munícipes sobre o andamento das obras de revitalização do prédio, que estava abandonado. Foram convidados os secretários de Obras, Josué Valadão; de Saúde, Jackson Pinto e o administrador da Regional Oeste, Sílvio Malta.

Cemitérios

Os Cemitérios Públicos Municipais da Saudade e da Consolação serão vistoriados pela Comissão de Administração Pública. Solicitadas pelo vereador Jair Di Gregório (PP), as visitas têm como objetivo verificar as condições estruturais e funcionais dos dois equipamentos. Foram convidados para as duas visitas o subsecretário de Assuntos Institucionais, Sílvio Rezende e o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues. Na terça-feira (6/8), às 10h, a comissão visitará o Cemitério da Consolação, que fica na Avenida Aldemiro Fernandes Torres, 2000, Bairro Jaqueline. Já na quinta-feira (8/8), a visita será no Cemitério da Saudade, localizado Rua Cametá, 585, Bairro Saudade.

Segunda necrópole mais antiga de Belo Horizonte, o Cemitério da Saudade foi construído em 1942 para abrigar a população carente da cidade que desejava obter um jazigo perpétuo, mas não tinha acesso ao imponente Cemitério do Bonfim. O cemitério tem uma área de 188 mil m², quatro velórios e mais de 31 mil sepulturas. Menor e mais recente necrópole da cidade, o Cemitério da Consolação foi construído em 1979 e possui uma das configurações mais modernas de cemitério parque de Belo Horizonte. Dos seus 69 mil m2, 90% são áreas gramadas. Possui pouco mais de oito mil sepulturas. 

Complexo Esportivo

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, por solicitação do vereador Carlos Henrique (PMN), fará, na próxima quinta-feira (8/8), às 9h, visita técnica à Praça/Complexo Esportivo Confisco. Localizado na Rua Aracy Guimarães Rosa, antiga Rua J, em frente ao nº 213, Bairro Confisco, o local é muito frequentado por crianças, jovens e famílias de toda a região e, segundo moradores, necessita de serviços de poda, limpeza e retirada de entulhos, a fim de trazer mais bem estar aos cidadãos e possibilitar o pleno aproveitamento do espaço. A população solicita também a revitalização do sistema de iluminação da praça, reforma e pintura do vestiário, dos alambrados e demais estruturas dedicadas à prática esportiva, bem como a realização de obras para a devida canalização e reforma de estruturas adjacentes ao curso de água de uma "nascente" que há na praça. Foram convidados Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, coordenadora de Atendimento Regional Pampulha; Josué Costa Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura; Genedempsey Bicalho Cruz, superintendente da e Natália Raquel Ribeiro Araújo, subsecretária de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças.

Sistema viário

Na terça-feira (6/8), às 9h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário dá início às visitas da semana com a verificação das condições de circulação de pedestres e veículos na Rua São Roque, esquina com a Rua Conselheiro Lafaiete, no Bairro Sagrada Família. A visita foi solicitada pelo vereador Carlos Henrique (PMN). Foram convidados José Henrique de Oliveira Neto, coordenador de Atendimento Regional Leste e o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada. A solicitação foi feita pela comunidade local.

Na quinta (8/8), às 9h30, a comissão vai ao Bairro Jardim dos Comerciários verificar a possibilidade de alteração do ponto de ônibus da Rua Consuelo, hoje instalado em local que tem dificultado o acesso de motoristas aos estabelecimentos comerciais. O local visitado será a Rua Consuelo, entre as Ruas Adílio Gregório Lobão e Rua Maria Salomé Rodrigues. O ponto de encontro será na Rua Consuelo, 110, Bairro Jardim dos Comerciários. De autoria da vereadora Nely Aquino (PRTB), a visita foi um pedido da comunidade local. Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Junior, e o presidente da BHTrans, Célio Bouzada.

A comissão encerra as visitas na sexta-feira (9/8), às 9h, no Bairro Vila Biquinhas, onde vai verificar as condições do trânsito na Rua dos Beneditinos, no trecho entre as Ruas Coronel Castro e Coronel Fortes. A visita tem como objetivo verificar as condições do trânsito no trecho citado, que se trata de área escolar com um fluxo de trânsito intenso, veri se existe sinalização adequada, se a rua possui estrutura para o fluxo de pessoas que circulam no local, bem como, a possibilidade de transformar esse trecho em via de mão única. Foram convidados para acompanhar os trabalhos Humberto Guimarães Bernardes, coordenador de Atendimento Regional Norte; Célio Freitas Bouzada, diretor-presidente da BHTrans; Adriana Branco Cerqueira, cecretária Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social e chefe de gabinete do prefeito e Daniela Silva Bergo, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Heliópolis. A solicitação de visita foi feita pelo vereador Edmar Branco (Avante).

Superintendência de Comunicação Institucional