SEMINÁRIO

Em pauta, inclusão de pessoas com deficiência nas escolas e no mundo do trabalho

Evento é o último de um ciclo de debates que busca colher sugestões de emendas para PL sobre garantia de direitos

terça-feira, 13 Novembro, 2018 - 11:30

Foto: @freepik

Na próxima terça-feira (20/11), a Câmara de BH vai realizar, a partir das 8h, no Plenário Amynthas de Barros, o Seminário “Construindo a Lei Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência”. O evento, que vai abordar a educação Inclusiva e inclusão dessa parcela da população no mercado de trabalho, é o último de um ciclo de debates que visa colher sugestões de emendas ao Projeto de Lei 367/17. Requerido pelo vereador Irlan Melo (PR) e promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, o seminário é aberto à participação popular. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas aqui.

A proposta é que o evento coloque em debate as políticas de educação inclusiva e de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre as atividades, está prevista palestra da psicóloga Maria Cristina Abreu Domingos, que atua no Centro de Atendimento e Inclusão (Cais), órgão responsável pela formação e acompanhamento da inclusão das pessoas com deficiência nas empresas do município.

Segundo Irlan Melo, o direito à acessibilidade na educação e no mercado de trabalho pretende assegurar a todas as pessoas, independentes de suas características pessoais, idade ou habilidades físicas e sensoriais, condições para a plena utilização, com segurança e autonomia, dos espaços das escolas, públicas ou privadas, bem como exercer atividades remuneradas no mercado de trabalho. “Infelizmente nossa sociedade ainda entende que as pessoas com deficiência são improdutivas e incapazes, o que dificulta a inclusão”, conclui o parlamentar.

Também foram convidados para o seminário a Secretária Municipal de Educação, Ângela Freitas Dalben; o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno, além de representantes do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) e do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE/MG).

Superintendência de Comunicação Institucional