CIDADANIA

Comunidade quer participar do processo de reconstrução da Casa da Árvore

Situado no Nova Suíça, espaço abrigava inciativas de promoção da educação e da cultura, mas foi destruído por um incêndio em 2017

sexta-feira, 13 Julho, 2018 - 15:00

Foto: Bernardo Dias / CMBH

As obras de reconstrução da Casa da Árvore, localizada no Bairro Nova Suíça, Região Oeste da capital, foram vistoriadas na manhã desta sexta-feira (13/7) pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. O local, que foi construído por pessoas em situação de rua, está sendo reerguido pela Prefeitura de Belo Horizonte, que afirmou a intenção de manter as atividades de disseminação da cultura e da educação ali realizadas no local até setembro de 2017, quando a estrutura foi destruída por um incêndio. Requerente da atividade, a vereadora Cida Falabella (Psol) informou que irá convocar representantes das Secretarias Municipais envolvidas, para que possam prestar mais esclarecimentos acerca do cronograma e do projeto arquitetônico a ser implantado. 

Construída por três moradores em situação de rua, a Casa da Árvore, que também servia de moradia para o trio, disponibilizava para a população serviços de corte de cabelo e uma biblioteca montada com mais de mil livros doados pela comunidade. Após o incêndio, os moradores foram incluídos em programas de moradia e trabalho da PBH, a qual também se comprometeu a reerguer o local, com foco na disseminação da cultura e da educação para a comunidade local.

Durante a visita técnica, Cida Falabella ouviu as queixas dos moradores da região, os quais alegam que não tiveram a possibilidade de participar da elaboração do projeto. “Nossa preocupação é a de que, após as obras, o espaço perca as características originais criadas pelos seus idealizadores”, contestou uma representante da comunidade.

Representante da Associação de Moradores do Bairro Nova Suíça, Anito Mário Mendes também questionou acerca do espaço do entorno, que atualmente está sendo utilizado como estacionamento privado. “Como as obras ainda não foram concluídas, o que vemos diariamente no local onde era a biblioteca é a invasão por comerciantes próximos, que usam a área para estacionamento de seus clientes”, denunciou Mendes.

Disseminação da cultura

De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Armando Almeida, o objetivo da prefeitura é garantir uma destinação adequada para a área, de modo a seguir o ordenamento urbano, sem perder o foco nas características originais. “Pretendemos dar continuidade às atividades que eram desenvolvidas no local, focadas na disseminação da cultura e da educação, de forma a garantir uma utilização apropriada do espaço que é público”, alertou Almeida.

Representante da Diretoria Regional de Assistência Social Oeste, Maria Angélica Barros Menezes informou que uma das preocupações da PBH é a de que o local não seja utilizado como espaço de moradia e de construções improvisadas e irregulares.

Encaminhamentos

Durante a visita, foi identificada por Cida Falabella a necessidade de um maior diálogo entre a comunidade e as Secretarias Municipais responsáveis pela reconstrução do espaço. Conforme informou a parlamentar, os representantes da Prefeitura serão convocados pela Comissão de Direitos Humanos para prestar maiores esclarecimentos acerca do cronograma e do projeto arquitetônico do local, bem como do espaço no entorno que está sendo utilizado como estacionamento privado.

Superintendência de Comunicação Institucional