SISTEMA VIÁRIO

Comissão faz avaliação positiva de obras de contenção na Av. Nossa Sra. do Carmo

Parlamentares destacaram a agilidade das intervenções; em março foi detectado risco de desabamento, após piora de problemas estruturais 

segunda-feira, 2 Abril, 2018 - 16:15

Foto: Karoline Barreto / CMBH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário foi à Av. Nossa Senhora do Carmo nesta segunda-feira (2/4) verificar o andamento das obras de contenção de um muro que ameaça desabar, na altura do Morro do Papagaio. Os vereadores Carlos Henrique (PMN), Fernando Luiz (PSB) e Jair Di Gregório (PP), requerentes da atividade, avaliaram positivamente a intervenção, destacando a qualidade e agilidade das obras, que ja teriam conseguido afastar o risco de desabamento.  

A cortina de concreto que contorna a via começou a ser monitorada em 2016, quando a pista já começava a dar sinais de rebaixamento. Segundo representantes da PBH, as obras, que começaram em meados de março e devem durar em torno de cinco meses, seguem as normas de risco estipuladas pela ONU. As intervenções envolvem o trabalho conjunto do Estado e do Município, por meio de orgãos como Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Urbel, BHTrans e Defesa Civil, que atuam em conjunto a fim de assegurar o bem-estar da população e evitar prejuízos econômicos e ambientais. Cerca de 30 famílias que viviam nas imediações e que poderiam ser afetadas em caso de desabamento foram realocadas e estão sendo assistidas pelo poder público municipal. 

Ao final, o vereador Fernando Luiz afirmou que, apesar da obra cumprir com todas as formalidades exigidas por lei e hoje não haver mais riscos de acidentes, a Comissão continuará acompanhando os trabalhos do Executivo dentro do prazo previsto.

Estiveram presentes durante a visita os vereadores Carlos Henrique, Bispo, Jair de Gregório, o diretor de Projetos e Obras da Urbel, Aluisio Moreira, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Alexandre Lucas Alves e o gerente de Pontes e Estruturas do DEER, Mario Bortoni.

Superintendência de Comunicação Institucional