TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão recebeu respostas do Executivo sobre intervenções viárias na capital

Recebidos após audiências e visitas técnicas, ofícios tratam de obras na Via 710 e nos bairros Sion, Independência e Sagrada Família

quinta-feira, 1 Fevereiro, 2018 - 19:15
1ª reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em 1º de fevereiro de 2018

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Nesta quinta (1º/2), em sua primeira reunião como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, o vereador Jair Di Gregório (PP) e os colegas Carlos Henrique (PMN), Elvis Côrtes (PSD) e Wesley Autoescola (PHS) registraram formalmente o recebimento de respostas da Prefeitura a pedidos de informação sobre a solução de alguns dos problemas viários reivindicados por moradores ou apontados em audiências e visitas técnicas realizadas em 2017. Em relação à Via 710, que vai ligar as regiões Leste e Nordeste sem passar pelo centro da cidade, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que a conclusão das obras está prevista para o próximo mês de outubro.

Encaminhado pelo vereador Gabriel (PHS), o Requerimento de Comissão (RC) 970/17, solicitou à PBH informações sobre o andamento das obras na Via 710 (foto à direita), que fará a ligação entre As avenidas dos Andradas e Cristiano Machado, e a previsão de seu término. A resposta enviada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI) informa que o trecho referido no requerimento deverá estar concluído até outubro de 2018. Com relação a eventuais projetos para a Av. Cristiano Machado, em decorrência da mudança viária, a pasta esclarece que, no escopo de contrato SC069/14, com a empresa Marins-Conata, não está prevista nenhuma intervenção na avenida.

Av. Nossa Senhora do Carmo

Obter informações sobre o contrato, o cronograma e os custos da obra que está sendo feita na Av. Nossa Senhora do Carmo entre as ruas Uruguai e Montes Claros no Bairro Sion, Região Centro-sul da capital, foi o objetivo do RC 1300/17, assinado por Pedro Patrus (PT). Em sua resposta, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) comunica que o contrato de execução dos serviços de recuperação estrutural das paredes e lajes da galeria do córrego do Acaba Mundo, que se encontram 74% concluídos, deveria se encerrar no dia 09/12/17; porém, devido ao período chuvoso, foi concedido prazo adicional e o término das intervenções deverá ocorrer até junho deste ano. Os valores pagos e previstos foram enviados em anexo.

Pontilhão no Barreiro

Assinado por Wesley Autoescola (PHS), o RC 1359/17, por sua vez, requereu informações técnicas sobre o andamento da construção de um viaduto (pontilhão) na confluência da Rua Flor de Pitangueira e Avenida Vicente Pimentel, entre os bairros Independência e Mineirão, na Regional Barreiro. Em seu Ofício, a SMOBI informa que o empreendimento denominado "Via sob o Pontilhão", aprovado pela comunidade no Orçamento Participativo 2011/2012, já foi inserido no Plano de Obras. Para subsidiar a resposta, a pasta encaminha outro ofício, assinado pela Sudecap, que responde a todos os questionamentos feitos no requerimento, e cópias do Projeto Executivo Geométrico e da folha 25 do Plano Regional de Empreendimentos (OP) 2011/2012.

Risco em via do Sagrada Família

Na Regional Leste, a interdição da rua em lugar do tapamento de um buraco em frente ao número 1082 da Rua Genoveva de Souza, no Bairro Sagrada Família, também foi questionada por Gabriel. No requerimento RC 1442/17, o parlamentar alega que os moradores já solicitaram diversas vezes à PBH uma solução definitiva, devido aos transtornos e riscos trazidos pelas estruturas de concreto instaladas há dois anos para impedir o tráfego de carros e pessoas por uma das principais vias de acesso do bairro. A população teme ainda que, com a pressão das chuvas, o solo venha a ceder ainda mais, e reivindica o fechamento do buraco e a recuperação da pavimentação. Na resposta enviada à Comissão, a SMOBI informa que a intervenção, a ser financiada pelo Ministério das Cidades, está condicionada à aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF) e que a licitação está prevista para ser lançada ainda em fevereiro. Após a emissão da Ordem de Serviço, a previsão é que seja concluída em oito meses.

Superintendência de Comunicação Institucional