AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores temem desassistência de saúde no Bairro Trevo e região

Obras na unidade de atendimento e transferência do centro de saúde para a comunidade Dandara podem dificultar o acesso ao serviço

segunda-feira, 6 Novembro, 2017 - 18:00
Fachada do Centro de Saúde Trevo. Prédio vermelho.

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Com quase nove mil usuários cadastrados, o Centro de Saúde Trevo, localizado na região da Pampulha, atende não apenas os moradores do bairro sede, mas outras comunidades da região, como o Garças e o Braúnas. Estruturada em dois imóveis, a unidade está passando por reformas no prédio principal e está na iminência de transferir o atendimento disponibilizado no edifício anexo para a Comunidade Dandara, no Bairro Céu Azul. A situação tem preocupado moradores e parlamentares, que temem o risco de desassistência até a conclusão das obras. O tema será debatido pela Comissão de Saúde e Saneamento, em audiência pública, na próxima terça-feira (7/11), a partir das 10h30, no Plenário Helvécio Arantes.

A situação já vem sendo fiscalizada pela Comissão de Saúde e Saneamento nos últimos meses, que visitou o local no final de setembro, quando foi verificada a estrutura de atendimento disponível. Conforme relatado pelos parlamentares, o Centro de Saúde Trevo funciona em dois imóveis complementares, distantes aproximadamente 150 metros um do outro. Atualmente, o prédio principal está em obras, já em fase de conclusão, e tem sido usado apenas pela equipe de zoonoses e pelos agentes comunitários de saúde. Os atendimentos de saúde, consultas e exames estão sendo realizados no edifício anexo, que conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com a gerente da unidade, Eni da Silva Braga, as instalações do anexo do Centro de Saúde Trevo serão transferidas para a Comunidade Dandara, em estrutura montada em 13 containers. Braga explicou que a mudança do espaço se deve a um significativo aumento da demanda gerado pela ocupação, que acrescentou cerca de oito mil usuários ao universo de abrangência da unidade. Com a mudança, após a conclusão das obras, a sede principal do equipamento vai passar a atender exclusivamente aos usuários do Bairro Trevo e redondezas.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Fernando Luiz (PSB) destaca que a transferência representa uma conquista para a comunidade Dandara, mas que os moradores do Trevo e região temem que a obra não seja entregue antes da transferência, o que demandaria que os usuários se deslocassem até o Céu Azul para receber atendimento.

São esperados para o debate o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o gerente do Centro de Saúde Trevo e o presidente da comissão local de saúde Trevo.

Superintendência de Comunicação Institucional