AUDIÊNCIA PÚBLICA

Cadastro único para vagas em Umeis e creches conveniadas em debate

Quem tem criança matriculada na educação infantil reclama dos novos critérios de seleção que passariam a valer em 2018

terça-feira, 19 Setembro, 2017 - 16:30

Foto: Gercom Norte / Portal PBH

A implantação do cadastro único para distribuição de vagas nas redes municipais de ensino e creches conveniadas, prevista para 2018, será tema de debate em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na próxima quinta-feira (21/9). De acordo com o requerente, vereador Pedro Patrus (PT), várias famílias têm alegado preocupação, uma vez que, com a mudança, a alocação do candidato seria realizada de maneira automática, de acordo com a vaga mais próxima de sua residência. A atividade será realizada às 13h30, no Plenário Camil Caram.

Segundo o relato de algumas famílias, o novo critério de seleção dos alunos que serão matriculados na rede municipal de ensino e em creches conveniadas se dará através de cadastro único para distribuição das vagas. As inscrições, que eram feitas pelas famílias de forma independente, como por exemplo, optando pela permanência da criança em período integral e em unidade perto do local de trabalho, agora serão automaticamente direcionadas para a unidade mais próxima do local de residência.

Para discutir os critérios de distribuição destas matrículas em Umeis e creches conveniadas, bem como o horário de funcionamento destas instituições, foram convidados para a audiência, dentre outros, representantes das Secretarias Municipais de Governo e de Educação, dos Conselhos Municipais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Defensoria Pública Especializada em Infância e Juventude de MG e do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional

Tema: