AUDIÊNCIA PÚBLICA

População cobra construção do Centro de Saúde Piratininga

Atendimento básico de saúde no Bairro Piratininga é prestado em unidade cuja estrutura está aquém do necessário

quarta-feira, 26 Julho, 2017 - 18:45

Foto: Portal PBH

O atraso na construção do novo Centro de Saúde Piratininga, na Regional Venda Nova, será debatido em audiência externa da Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quinta-feira (27/7), às 19h30, na quadra de esportes da Escola Estadual São Pedro e São Paulo, Rua Estela, 22. Ao justificar a realização da audiência, o vereador Claudio da Drogaria Duarte (PMN) explica que o imóvel onde atualmente funciona a unidade não tem estrutura física adequada para atender a demanda. Na ocasião, a PBH será questionada sobre o motivo pelo qual a obra não foi realizada e qual a previsão para a conclusão e entrega da mesma para a comunidade.

A construção da nova sede da unidade básica de saúde foi conquistada pela população no Orçamento Participativo Regional (OP) 2011/2012, mas até hoje não foi concluída. O plano regional de empreendimentos do OP daquele biênio prevê a construção de um novo centro de saúde com 17 consultórios. Desses, seis serão destinados às Equipes de Saúde da Família (ESF), dois a profissionais de apoio; um ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), um destinado à saúde mental e/ou assistente social, três consultórios para estágios de nível superior em saúde, dois consultórios para equipe de referência em saúde mental, e dois consultórios para atendimento com equipe complementar. Estão previstos, ainda, sala de reuniões, apoio a zoonoses, almoxarifado, sala de descanso, cozinha, farmácia, sala de vacina e assistência odontológica. À época, o valor total da unidade de saúde foi orçado em R$ 3,5 milhões. Este montante inclui projeto, execução da obra e equipamentos para o funcionamento da unidade. Ela deverá ser construída na Rua Cravo da Índia entre Ruas Erva Mate e Irma, Bairro Piratininga.

Convidados

São esperados para a audiência externa representantes da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Sudecap, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Distrital de Saúde da Região de Venda Nova e Comissão Local de Saúde de Venda Nova. A audiência é aberta a todos os interessados.

Superintendência de Comunicação Institucional