FALTA ESPAÇO

Sem perspectivas de nova unidade, moradores cobram ampliação do Centro de Saúde Maria Goretti

Limitações estruturais comprometem o atendimento a 13 mil usuários; reivindicações serão discutidas em reunião com agentes públicos

quinta-feira, 29 Junho, 2017 - 15:45
Visita técnica ao Centro de Saúde Maria Goretti

Foto: Divulgação CMBH

Reclamações recorrentes dos moradores da Região Nordeste apontam a precariedade no atendimento do Centro de Saúde Maria Goretti, em razão da falta de espaço e de outras limitações estruturais. A situação foi confirmada pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica realizada nesta quinta-feira (29/6). O requerente da atividade, vereador Edmar Branco (PTdoB), informou que uma reunião será agendada com a PBH, a Sudecap e a Secretaria de Saúde, a fim de apresentar as principais reivindicações apontadas pelos funcionários e usuários.

Salas pequenas, insuficiência de consultórios e estrutura precária estão entre os inúmeros problemas apontados pelos usuários do C.S. Maria Goretti. Os moradores relatam que o Decreto Municipal nº 14.737/2011 declarou de utilidade pública três imóveis na região para fins de desapropriação, onde seria construída a nova unidade, por meio de parceria público-privada. Contudo, o processo ainda não foi iniciado. Sem a liberação do terreno, a comunidade aponta a necessidade de ampliação da sede atual.

Demandas

O C.S. Maria Goretti possui atualmente 65 funcionários, dentre eles quatro equipes de saúde da família, responsáveis por atender os 13.400 usuários cadastrados. Dentre as demandas estão a construção de quatro consultórios com banheiro, uma sala de reunião e ampliação do centro de zoonoses. A ideia dos funcionários é que a intervenção seja na área de garagem, já que a unidade está construída sobre um brejo, o que impossibilita a construção de um novo andar.

A presidente da Comissão Local de Saúde, Maria Célia Figueiredo, relatou que os sete consultórios não são suficientes para atender toda a demanda da unidade, que precisa contar com a cessão de espaços das paróquias para atendimentos complementares. “Os funcionários fazem suas refeições debaixo de uma tenda cedida pela distrital de saúde, local totalmente insalubre. Também é ali que os agentes comunitários de saúde, de endemias, enfermeiros, entre outros, permanecem no decorrer do dia, enquanto aguardam algum consultório desocupar para realizar atendimento ou sair para suas visitas domiciliares diárias”, desabafou Figueiredo.

Ações imediatas

O vereador Catatau da Itatiaia (PSDC) destacou a urgência em solucionar o problema de infraestrutura no centro de saúde. Branco informou que será agendada uma reunião com a PBH, a Sudecap e a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de apresentar as principais reivindicações apontadas pelos funcionários e usuários durante a visita.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157685664702175,size=s]