SEGURANÇA ALIMENTAR

Em visita técnica, comissão aprova funcionamento do Popular do Barreiro

Comissão vai enviar ofício à PBH solicitando o retorno da refeição noturna e a realização de pequenas intervenções de manutenção no local

terça-feira, 13 Junho, 2017 - 14:45
Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Depois de visitar os restaurantes populares de Venda Nova, do Centro e da Região Hospitalar, a Comissão de Saúde e Saneamento esteve nesta manhã (13/6) na unidade do Barreiro, chamada Restaurante Popular Dom Mauro Bastos. De acordo com o requerente da atividade, vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), mesmo constatando ótimas condições das instalações, um relatório será enviado à PBH, solicitando o retorno da refeição noturna, bem como a realização de estudo técnico a fim de viabilizar pequenas intervenções de manutenção no local. 

Mantido pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar, o Restaurante Popular do Barreiro possui uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas e técnicos e fornece cerca de 2 mil refeições por dia, ao preço de R$ 3. Beneficiários do programa Bolsa Família têm 50% de desconto e pessoas em situação de rua podem se alimentar gratuitamente.

De acordo com o gerente da unidade, Wellemy Nogueira, são fornecidas refeições balanceadas a baixo custo, atendendo principalmente aos trabalhadores das redondezas, beneficiários do Programa Bolsa Família e cerca de 50 pessoas em situação de rua por dia. Para o vereador Hélio da Farmácia (PHS), “o equipamento vem cumprindo seu papel social, com uma comida balanceada, de alta qualidade e acompanhada por nutricionistas”.

Ações sociais

Com aproximadamente 3.500 m² de área construída, o Restaurante Popular do Barreiro também oferece, através de parcerias, diversos serviços gratuitos para a população, como corte de cabelo, toda quarta-feira. “Esta ação é muito importante para as pessoas da região que contam com este serviço, a maioria em situação de rua ou carente, proporcionado a autoestima delas”, afirmou Nogueira.  Outros eventos também são promovidos como campanhas contra o tabagismo, apresentação de coral e atividades de lazer.

Os parlamentares que participaram da visita elogiaram o equipamento, destacando o alto padrão de funcionamento desde a produção até a distribuição dos alimentos. O vereador Juliano Lopes (PTC) chamou atenção para a necessidade do retorno da refeição noturna que era fornecida pelo restaurante e que foi suspensa por falta de recursos da prefeitura. Além desta demanda, a comissão pretende encaminhar ao Poder Executivo ofício com pedido de realização de estudo técnico a fim de viabilizar pequenas intervenções de manutenção no local.

Superintendência de Comunicação Institucional