SAÚDE E SANEAMENTO

Visitas técnicas vão verificar confinamento de capivaras e animais no Mercado Central

Na próxima terça-feira (20/12), às 9h, vereadores vão à Pampulha; a partir das 11h, eles vão para o centro da cidade

terça-feira, 13 Dezembro, 2016 - 19:45
Bem-estar animal está em pauta na Comissão de Saúde
Foto: Abraão Bruck/ Câmara de BH

Tema de debate no Legislativo há quase três anos, o manejo das capivaras da Lagoa da Pampulha ainda não foi solucionado pelo Executivo e preocupa os parlamentares. Reunida na tarde desta terça-feira (13/12), a Comissão de Saúde e Saneamento deliberou pela realização de visita técnica à Enseada de Água Funda, onde estão sendo realizadas obras para confinamento das capivaras retiradas das margens da Lagoa. Ainda, o colegiado aprovou visita ao Mercado Central, a fim de verificar as condições dos animais comercializados no local.

Por requerimento do vereador Márcio Almeida (PSD), as duas visitas serão realizadas no mesmo dia, na próxima terça-feira (20/12). A partir das 9h, a comissão visitará a Enseada de Água Funda, localizada na Av. Otacílio Negrão de Lima, nas proximidades da Fundação Zoo Botânica e do Parque Ecológico da Pampulha. A atividade permitirá conhecer as obras de confinamento, buscar informações sobre o prazo de conclusão e motivos do atraso, assim como verificar as medidas para a captura de capivaras hospedeiras do carrapato-estrela, vetor da febre maculosa.

Veja como foi visita técnica ao local de quarentena das capivaras, em maio de 2014.

Maus tratos na venda de animais

“Essa visita ao Mercado Central será feita a pedido da comunidade”, alertou o vereador Márcio Almeida, lembrando que “uma exigência do Ministério Público fez com que a vigilância sanitária tomasse providências em relação às condições de higiene e saúde dos animais comercializados ali, mas recebi denúncias na última semana de que ainda existem animais confinados em pequenas gaiolas”. Diante disso, a comissão visitará o local, no dia 20/12, a partir das 11h, a fim de verificar a real situação.

Participaram da reunião os vereadores Dr. Nilton (Pros), Márcio Almeida (PSD) e Veré da Farmácia (PSDC).

Confira o resultado completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional