VISITA TÉCNICA

Comissão conheceu local onde ficarão capivaras da Pampulha

Retirada dos animais está na fase de contagem populacional

sexta-feira, 9 Maio, 2014 - 00:00
Retirada dos animais está na fase de contagem populacional - Foto: Divulgação CMBH

Retirada dos animais está na fase de contagem populacional - Foto: Divulgação CMBH

A Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais realizou visita técnica nesta sexta-feira (9/5) ao local de quarentena das capivaras que serão retiradas da orla da Lagoa da Pampulha, no Parque Ecológico da Pampulha. Trata-se de um local cercado, de 500 m², fora da área de visitação do parque. Solicitada pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), a visita teve objetivo de conhecer o trabalho e a técnica empregada pela empresa responsável pelos serviços de manejo dos animais. 

O crescimento da população de capivaras causa preocupação tanto pela invasão do espaço urbano quanto pelo fato de que esses roedores são hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. No Parque Ecológico, placas indicam que a área é “sujeita à ocorrência de carrapatos”. Entretanto, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, afirmou que não há motivo para pânico, já que não existe nenhuma comprovação de contaminação das capivaras da Pampulha. O presidente da Fundação Zoobotânica, Jorge Espeschit, garantiu que as práticas realizadas pelo parque visam à redução dos carrapatos.

Manejo

Técnicos da empresa contratada para retirar as capivaras da Pampulha informaram que o trabalho está na fase de estimativa populacional dos animais, a ser concluída na próxima semana. Avalia-se que essa população não alcance 100 mamíferos. Já a próxima fase, de captura, começa num prazo de 30 a 40 dias, dependendo da autorização do órgão responsável (Ibama ou IEF). Essa autorização é dada após o envio, pela empresa, do plano de trabalho de manejo. Os técnicos salientaram que todo o processo será realizado tendo como parâmetros a proteção e o cuidado com os animais. Após a captura, serão feitos exames para verificar se há ocorrência de contaminação por febre maculosa. Só então as capivaras serão retiradas do Parque. O local de destino ainda não foi escolhido.

Para o vereador Sérgio Fernando, “é importante estar aqui para conhecer a realidade, vendo que efetivamente não temos risco na frequência de visitas ao parque, além de perceber a preocupação com a preservação dos animais”. Ele também afirmou que a Comissão continuará acompanhando o processo até a remoção das capivaras. O vereador Juninho Los Hermanos (PROS) completou que a visita também demonstra a união entre os poderes para enfrentar a situação e reiterou que “a comissão estará sempre disposta a fazer visitas quando necessário”.

Superintendência de Comunicação Institucional