CIDADANIA

Na primeira reunião, estudantes aprenderam sobre Cidadania e Poder Legislativo

CMBH recebeu os 100 alunos que integram etapa municipal do projeto

quinta-feira, 26 Abril, 2012 - 00:00
Projeto Parlamento Jovem visa aproximação da sociedade com o legislativo

Projeto Parlamento Jovem visa aproximação da sociedade com o legislativo

A edição 2012 do projeto Parlamento Jovem, uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e Câmara Municipal de Belo Horizonte, reuniu pela primeira vez os 100 alunos participantes da etapa municipal nesta quinta-feira (26/4). O encontro ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, onde os alunos assistiram a palestras sobre o tema desta edição - Educação Cidadã – e seus subtemas e ainda puderam conhecer o espaço físico da Câmara e o trabalho dos parlamentares.

O primeiro encontro do Parlamento Jovem foi presidido pela gerente da Escola do Legislativo e coordenadora do projeto na Câmara, Dagma Martins, e contou com quatro palestrantes: Alessandra Sampaio Chacham, professora do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, e Walkíria La Roche, coordenadora especial de políticas de diversidade sexual da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social,  falaram sobre “Diversidade Cultural: Gênero, Sexualidade e Etnia”; O superintendente de mobilização jovem da Subsecretaria de Juventude do Governo de Minas Gerais, Daniel Lança, falou sobre “Participação Coletiva no Espaço da Escola”; e “A Função das Redes Virtuais na Formação Cidadã” foi o tema de Ana Maria Cardoso, professora do mestrado em Informática da PUC Minas.

O vice-presidente da CMBH, vereador Alexandre Gomes (PSB), marcou presença na reunião e ressaltou a importância do projeto, que aproxima a juventude da vida política da cidade e propicia um campo fértil para que os jovens possam discutir as questões pertinentes à sua realidade. “Este projeto pode contribuir muito para a formação cidadã desses jovens, pois conhecendo e participando da vida política de BH eles podem tomar parte na formação de uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou.

Fernanda Castro, 14, e Monique Mariano, 15, alunas do 1º ano da Escola Estadual Margarida Brochado estão entre os 100 jovens que participam do projeto, e falaram sobre suas expectativas. “A gente ficou curiosa par

a conhecer sobre política, sobre o trabalho dos vereadores”, disse Fernanda. Monique considerou que esse primeiro encontro está sendo bom e achou as palestras muito interessantes. “Eu gostei da palestra que falou sobre as diferenças e sobre a opção sexual das pessoas. Eu também penso que não deve haver preconceito e discriminação“, disse a jovem.

O vereador Arnaldo Godoy (PT) também esteve presente no encontro.

O Projeto

O Parlamento Jovem é desenvolvido em duas etapas, a municipal e a estadual. Durante o primeiro semestre, o projeto é desenvolvido em Belo Horizonte, sob a coordenação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal. A etapa acontece também nas outras cidades mineiras participantes. Nessa primeira fase, os alunos da PUC Minas que atuarão como monitores são capacitados, pela Universidade e pela Câmara, para trabalhar com alunos de ensino médio. A etapa estadual, que ocorre de 27 a 29/6, reúne os representantes de cada município.

O objetivo é a aproximação de estudantes do ensino médio e os universitários do espaço de discussão política, promovendo debates em torno de um tema central e três subtemas, selecionados para a edição. Ao final de cada etapa, é produzido um documento contendo propostas que serão encaminhadas às Comissões de Participação Popular da Câmara e da Assembleia, respectivamente, nas etapas municipal e estadual.

De 2004 a 2009, o projeto foi realizado apenas em Belo Horizonte, mas a partir de 2010 foi estendido a outras cidades. Em 2011 foram 16, enquanto a edição deste ano já conta com a participação de 18 municípios mineiros. 

Superintendência de Comunicação Institucional