Vereadores aprovam toldos para diminuição da poluição sonora em bares
Na última reunião plenária do mês de agosto foram aprovados quatro projetos de lei. Em 2º turno, foi aprovado o PL 1196/10, do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que determina a instalação de toldos para contenção acústica em bares, restaurantes e lanchonetes da Região Centro-Sul da capital, após as 23h. Entre os aprovados em 1º turno, está o que torna obrigatória a instalação de cobertura em depósitos de pneus e ferros-velhos.

Vereadores aprovam toldos para diminuição da poluição sonora em bares
Na plenária dessa segunda-feira (22/8), foram aprovados quatro projetos. Entre as propostas, foi aprovado em 2º turno o PL 1196/10, do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que determina a instalação de toldos com mecanismo eletrônico ou manual para movimentação, a ser fixado em marquise, para contenção acústica em bares, restaurantes e lanchonetes da Região Centro-Sul da capital, após as 23h. Em 1º turno, foi aprovada a obrigatoriedade da instalação de cobertura em depósitos de pneus e ferros-velhos.
Para o vereador Léo Burguês de Castro, o objetivo da instalação de toldos de material acústico em bares é minimizar conflitos entre clientes e vizinhos desses estabelecimentos. “O que se pretende é manter o funcionamento dos bares após as 23 horas, mas sem perturbar o sono dos moradores da região”, justificou o vereador.
Já Adriano Ventura, autor do PL 1479/2011, justificou o projeto que obriga a instalação de cobertura em ferros-velhos afirmando que ele evitará a propagação da dengue em Belo Horizonte.
Outros projetos aprovados em 1º turno
- PL 1175/2010, da vereadora Elaine Matozinhos (PTB): Reserva vagas em creches para crianças em idade compatível, filhas (os) de mulheres vítimas de violência doméstica, de natureza física e/ou sexual;
- PL 1247/2010, do vereador Pablo César – Pablito: Dispõe sobre mídia de sinalização turística nos táxis do município.
Vetos
Na reunião, os vereadores mantiveram, ainda, vetos totais do prefeito a dois projetos da Câmara:
- PL 1537/2011, do vereador Pablo César – Pablito: Veto total à Proposição de Lei nº 128/11, que “Dá o nome Walduck Wanderley ao viaduto de interseção da Avenida Presidente Antônio Carlos com a Avenida Antônio Abrahão Caram, na confluência dos bairros São José, Liberdade, Aeroporto e campus da UFMG”;
- PL 632/2009, do ex-vereador João Vitor Xavier: Veto total à Proposição de Lei nº106/11, que “Dispõe sobre a proibição de publicidade de produto fumígeno na parte interna de estabelecimentos do município”.
Apresentação do novo portal
O presidente Léo Burguês de Castro abriu a reunião apresentando o novo portal da CMBH, publicado nessa segunda-feira. De acordo com o vereador, ele é auto-explicativo e bastante interativo. “Nossa proposta é unificar assuntos de maior interesse da Casa, por meio do compartilhamento de redes sociais, integrando facebooks e twitters dos vereadores com o que é divulgado pela CMBH”.
O vereador Cabo Júlio (PMDB) anunciou também novos projetos em andamento. “Continuaremos avançando com a implantação da Web Conferência e de um sistema de telefonia que possibilite ao cidadão agilidade no contato com o vereador”.