REUNIÃO PLENÁRIA

Vereadores aprovam toldos para diminuição da poluição sonora em bares

Na última reunião plenária do mês de agosto foram aprovados quatro projetos de lei. Em  2º turno, foi aprovado o PL 1196/10, do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que determina a instalação de toldos para contenção acústica em bares, restaurantes e lanchonetes da Região Centro-Sul da capital, após as 23h. Entre os aprovados em 1º turno, está o que torna obrigatória a instalação de cobertura em depósitos de pneus e ferros-velhos.

domingo, 21 Agosto, 2011 - 21:00
Vereadores aprovam toldos para diminuição da poluição sonora em bares

Vereadores aprovam toldos para diminuição da poluição sonora em bares

Na plenária dessa segunda-feira (22/8), foram aprovados quatro projetos. Entre as propostas, foi aprovado em  2º turno o PL 1196/10, do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que determina a instalação de toldos com mecanismo eletrônico ou manual para movimentação, a ser fixado em marquise, para contenção acústica em bares, restaurantes e lanchonetes da Região Centro-Sul da capital, após as 23h. Em 1º turno, foi aprovada a obrigatoriedade da instalação de cobertura em depósitos de pneus e ferros-velhos.

Para o vereador Léo Burguês de Castro, o objetivo da instalação de toldos de material acústico em bares é minimizar conflitos entre clientes e vizinhos desses estabelecimentos. “O que se pretende é manter o funcionamento dos bares após as 23 horas, mas sem perturbar o sono dos moradores da região”, justificou o vereador.

Já Adriano Ventura, autor do PL 1479/2011, justificou o projeto que obriga a instalação de cobertura em ferros-velhos afirmando que ele evitará a propagação da dengue em Belo Horizonte.

Outros projetos aprovados em 1º turno

- PL 1175/2010, da vereadora Elaine Matozinhos (PTB): Reserva vagas em creches para crianças em idade compatível, filhas (os) de mulheres vítimas de violência doméstica, de natureza física e/ou sexual;

- PL 1247/2010, do vereador Pablo César – Pablito: Dispõe sobre mídia de sinalização turística nos táxis do município.

Vetos

Na reunião, os vereadores mantiveram, ainda, vetos totais do prefeito a dois projetos da Câmara:

- PL 1537/2011, do vereador Pablo César – Pablito: Veto total à Proposição de Lei nº 128/11, que “Dá o nome Walduck Wanderley ao viaduto de interseção da Avenida Presidente Antônio Carlos com a Avenida Antônio Abrahão Caram, na confluência dos bairros São José, Liberdade, Aeroporto e campus da UFMG”;

- PL 632/2009, do ex-vereador João Vitor Xavier: Veto total à Proposição de Lei nº106/11, que “Dispõe sobre a proibição de publicidade de produto fumígeno na parte interna de estabelecimentos do município”.

Apresentação do novo portal

O presidente Léo Burguês de Castro abriu a reunião apresentando o novo portal da CMBH, publicado nessa segunda-feira. De acordo com o vereador, ele é auto-explicativo e bastante interativo. “Nossa proposta é unificar assuntos de maior interesse da Casa, por meio do compartilhamento de redes sociais, integrando facebooks e twitters dos vereadores com o que é divulgado pela CMBH”.

O vereador Cabo Júlio (PMDB) anunciou também novos projetos em andamento. “Continuaremos avançando com a implantação da Web Conferência e de um sistema de telefonia que possibilite ao cidadão agilidade no contato com o vereador”.