A Praça Raul Soares é um dos marcos do centro de Belo Horizonte. O seu traçado foi desenhado pelo arquiteto Érico de Paula, com elementos geométricos nas calçadas portuguesas, referenciando a cultura marajoara e com características do estilo art déco, então em voga. A construção começou em 1929 e a inauguração em 1936. O paisagismo original não previa árvores, em uma época que o centro da cidade apresentava médias de temperaturas consideravelmente menores do que as atuais. Previa-se uma rígida distribuição axial com uma fonte central, com moitas esféricas. A praça é tombada pelo patrimônio municipal e estadual e serviu de ponto de encontro e sociabilidade, além de ser um importante encontro de avenidas arteriais.
Na foto abaixo, observamos a Praça Raul Soares durante o 2º Congresso Eucarístico Nacional, em setembro de 1936. Durante o evento, a praça e seu entorno foram preparados e foi construído um altar eucarístico especificamente para o Congresso.
Praça Raul Soares durante o 2º Congresso Eucarístico Nacional. 1936. Fonte: APCBH/ Doação de Silvia Maria Ferreira Xavier.