Vereadores cobram projetos e ações efetivas para melhorias no Anel Rodoviário
Obras para ampliação de faixas de tráfego no trecho do pontilhão da linha férrea foram estimadas em R$ 44 milhões

Foto: Tatiana Francisca/CMBH
A falta de definição sobre projetos para a realização de obras necessárias às melhorias no Anel Rodoviário foi destacada pelo vereador Irlan Melo (Republicanos) como motivo para um pedido de informação que será enviado à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG). Durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (11/9) pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, a pedido de Irlan Melo, foram cobradas ações concretas para a ampliação de faixas de tráfego no trecho do pontilhão da linha férrea, entre os bairros das Indústrias e Vista Alegre, e outras obras que podem ajudar a reduzir acidentes e melhorar a fluidez do tráfego no Anel Rodoviário. O vereador afirmou que irá marcar uma nova audiência pública e frisou a necessidade da participação de representantes do governo estadual, e das empresas concessionárias Metrô BH e VLI Logística, que administram o metrô e o transporte ferroviário em BH, ausentes na reunião desta quinta. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Irlan Melo lembrou que a previsão para que a Linha 2 do metrô esteja em pleno funcionamento na capital é 2028, o que aumenta a relevância da obra de ampliação das pistas no trecho do pontilhão da linha férrea, estimada em R$ 44 milhões.
“Prefeito Álvaro Damião, diga 'sim' ao alargamento do pontilhão. A cidade precisa disso com urgência (...) Vou marcar uma audiência para novembro para ver se a gente resolve alguma coisa ainda esse ano”, disse Irlan Melo.
Outras obras
Os vereadores Braulio Lara (Novo) e Irlan Melo afirmaram que outras intervenções são necessárias no Anel, como o alargamento do viaduto sobre a Avenida Amazonas; uma segunda área de escape; uma trincheira de saída do bairro Buritis, uma passarela na altura do bairro Vila Nova Paraíso, entre outras.
No caso das obras do viaduto da Avenida Amazonas e do pontilhão da linha férrea, Braulio Lara lembrou da existência de um projeto já realizado por uma empresa de engenharia. Segundo o parlamentar, é um projeto executivo, com cálculo dos pilares, fundação, topografia; sendo que toda a parte de engenharia da obra já estaria pronta. "Vamos trabalhar para reativar o projeto que já existe ou está na hora de alguém fazer um novo projeto? E definir se esse alguém é o Município ou o Estado. O que precisamos saber é qual encaminhamento será dado”, questionou.
Valéria Rodrigues da Rocha, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), explicou que a realização das obras depende das diretrizes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob). Entretanto, essas orientações ainda não foram passadas. “Assim que a Sumob passar a orientação de desenvolver esse projeto do pontilhão, a gente vai dar prioridade”, disse.
Melhorias em andamento
O assessor da presidência da BHTrans, Leandro Martins Morais, afirmou que as conversas "evoluíram" junto ao governo do Estado, entretanto, não há previsão de datas. Ele citou algumas melhorias em andamento, como a instalação de 62 faixas de fiscalização eletrônica em 23 pontos do Anel Rodoviário, e a previsão de 40 novas faixas em 2026. O representante da BHTrans também disse que a velocidade máxima na via passará a ser de 70 quilômetros por hora para veículos leves, e 60 quilômetros por hora para veículos pesados. “Já existem estudos para a proibição de veículos pesados na faixa 1 [à esquerda]. Estamos trabalhando em outros recursos que tragam segurança, até que as intervenções maiores fiquem prontas”, disse.
Maurício Cangussú, diretor de Manutenção de Infraestrutura Viária da Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb), explicou que à entidade cabe a manutenção e conservação do Anel. Entre as melhorias feitas após a municipalização, ele citou o recapeamento de sete quilômetros de acessos, a instalação de juntas de dilatação em viadutos, a revitalização de duas passarelas, e a limpeza de 46 dispositivos de drenagem e de 22 bocas de lobo.
Para assegurar que as ações de melhoria no Anel Rodoviário tenham continuidade, os parlamentares definiram como encaminhamentos o agendamento de uma nova audiência pública e o envio de um requerimento com pedido de informação à Prefeitura de BH e ao governo de Minas.
Superintendência de Comunicação Institucional